ad16
Educação

Ensino técnico beneficia 40 mil estudantes no Piauí

O avanço do ensino técnico tem proporcionado que os jovens tenham acesso ao ensino de qualidade sem precisar sair da sua cidade natal. Atualmente, o Piauí possui 70 escolas técnicas, beneficiando uma média de 30 mil alunos na capital e em mais de 20 municípios em todo o Estado. Além das demais modalidades, como ensino técnico a distância e agrotécnico, totalizando assim cerca de 40 mil estudantes matriculados.

A formação profissionalizante possibilita que os jovens estejam qualificados para o primeiro emprego e em todos os territórios piauienses há escolas técnicas profissionalizantes. “Dentre os cursos mais procurados estão o técnico em enfermagem, radiologia, informática e administração. Todos os cursos têm todo o suporte material, como laboratórios e material didático que garantem a fixação do aprendizado”, disse Reinaldo Lopes, diretor do Ensino Técnico e Profissionalizante da Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (Seduc).

A formação profissionalizante possibilita que os jovens estejam qualificados para o primeiro emprego
A formação profissionalizante possibilita que os jovens estejam qualificados para o primeiro emprego

Além do ensino presencial, o Piauí possui ainda 24 polos de ensino a distância, realizados através da Rede e-Tec. O ensino técnico a distância tem beneficiado cerca de 4.500 estudantes.

Ao longo do ano, a Diretoria do Ensino Técnico e Profissionalizante realizará mapeamentos de demandas de escolas para a ampliação do ensino profissionalizante no Piauí. Mas já está prevista a inauguração de sete novas escolas. “Ainda esse ano iremos inaugurar sete novas escolas. Duas grandes escolas que beneficiarão diretamente 1.500 alunos, cada. E cinco com capacidade para 600 estudantes”, pontua Reinaldo Lopes.

Escolas Agrotécnicas

O Governo do Estado através da Secretaria de Educação e Cultura do Estado vem investindo também no ensino agrotécnico como forma de desenvolver os Arranjos Produtivos Locais e incentivar o crescimento da região. Nessa modalidade de ensino cerca de 3.200 alunos estão sendo beneficiados e qualificados nas 29 escolas implantadas no Piauí. O valor investido em cada unidade é de aproximadamente R$3,5 milhões.

Os estudantes nessas instituições contam com suporte técnico e tecnológico para desenvolver atividades essenciais e inerentes ao campo. Os cursos ofertados compreendem as áreas de agroindústria, agropecuária e gestão permitindo que os alunos não precisem se deslocar para outra cidade para terem acesso a um curso profissionalizante, além de estudar um conteúdo que poderá ser aplicado à realidade do seu município.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade