ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
EducaçãoGeral

Entre na Roda conquista novos leitores em Picos

Secretário e formadoras municipais do Entre na Roda-Foto: Ascom/SEME
Secretário e formadoras municipais do Entre na Roda-Foto: Ascom/SEME

Há aproximadamente oito meses o trem do Projeto Entre na Roda escolheu o município de Picos como sua nova estação. De lá para cá, as ações do projeto difundiram o gosto pela leitura em alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Rodas de Leitura, Saraus, peças teatrais, sacolas itinerantes, árvore que dá livros, dentre outras atividades despertaram a imaginação dos estudantes e da comunidade em torno da escola.

Para culminar o Entre na Roda os responsáveis, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Fundação Volkswagen, juntamente com os municípios envolvidos, realizaram nessa sexta-feira (22), no auditório da Universidade Federal do Piauí- Campus de Picos- um seminário destacando as principais atividades desenvolvidas nas escolas que têm o projeto.

O secretário municipal de educação, Padre José Walmir de Lima, ressaltou a importância do Entre na Roda e afirmou que dará apoio para a continuidade das atividades. “O Entre na Roda foi um dos primeiros projetos que assinei como secretário de educação. Desde o dia em que nos apresentaram a proposta fiquei encantado com as possibilidades de melhorar o hábito de leitura dos nossos alunos, de torna-los leitores assíduos. Esse Projeto vem de encontro com nossa metodologia de trabalho, fico feliz em saber que as escolas desenvolvem tão bem as atividades de incentivo à leitura e nosso compromisso é de expandir em 2014 o Entre na Roda para as demais escolas da Rede Municipal picoense.”

A apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas escolas de Picos ficou por conta da professora Ana Maria Coutinho, a mesma fez um recorte das atividades realizadas e enfatizou que algumas escolas executaram mais de 500 ações embasadas na proposta do Entre na Roda.

Maria Imaculada Pereira, formadora do projeto destacou que desde o início da formação sabia dos desafios que enfrentaria na região, mas foi agraciada com um povo tão receptivo e empenhado com a proposta apresentada. “Ao sairmos daqui temos a certeza do dever cumprido e de que a semente lançada a tão pouco tempo já gerou frutos que proliferarão o prazer, o hábito pela leitura”, disse emocionada a professora.

Em Picos, 40 escolas ingressaram no projeto e a meta do secretário Padre Walmir Lima é que, em 2014, as 70 escolas da Rede Pública Municipal abrace o Entre na Roda.

O Entre na Roda objetiva formar educadores e voluntários da comunidade para desenvolver rodas de leitura; estimular o prazer pela leitura; ampliar o universo cultural de crianças, jovens e adultos além de conhecer e valorizar a cultura local.

Ascom/SEME

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade