Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Equipe econômica do novo governo prepara MP para manter desoneração de combustíveis

Bomba de combustível vai mostrar preço com dois dígitos diferente do atual. (Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil)

Bomba de combustível vai mostrar preço com dois dígitos diferente do atual. (Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil)

A decisão teria acontecido a pedido do futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A Medida Provisória mantém os combustíveis isentos de pagamento do PIS/Cofins, tributos federais, e deve ser publicada já no domingo (1º), dia da posse. De acordo com o Blog do Valdo Cruz, pesou na avaliação do novo governo o fato de não querer começar o mandato com alta no preço dos combustíveis, principalmente gasolina e diesel.

A equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prepara uma medida provisória para manter os combustíveis isentos de pagamento do PIS/Cofins, tributos federais. A MP deve ser publicada já no domingo (1º), dia da posse.

A isenção dos tributos, implementada pelo governo Jair Bolsonaro no início do ano, venceria no sábado (31).

Nesta semana, a equipe do atual ministro da Economia, Paulo Guedes, propôs para o futuro ministro, Fernando Haddad, prorrogar a isenção.

Haddad, num primeiro momento, disse que o futuro governo aceitaria. Depois, afirmou que Lula queria mais tempo para avaliar os impactos da isenção, e não houve prorrogação.

Pesou na avaliação do novo governo o fato de não querer começar o mandato com alta no preço dos combustíveis, principalmente gasolina e diesel.

O valor dos combustíveis influencia diretamente o preço de outros produtos. Por isso, se gasolina, etanol e diesel aumentam, a tendência é um impacto na inflação de toda a economia.

Mossoró HJ

Sair da versão mobile