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Escola cívico-militar de Picos terá destino divulgado após reunião na Secretaria Municipal de Educação

Governo federal toma decisão de encerrar o programa, enquanto municípios discutem continuidade com recursos próprios"

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Em uma decisão recente, o governo federal anunciou o encerramento do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim), trazendo repercussões para o sistema educacional do país. Por meio de um ofício, a notícia foi comunicada aos secretários de Educação de todo o país, deixando um questionamento sobre os rumos da educação e a continuidade do modelo cívico-militar.

Criado em 2019, o programa permitia a transformação de escolas públicas em instituições cívico-militares, onde educadores civis atuavam na parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa era conduzida por militares. Ao longo dos anos, aproximadamente 200 escolas aderiram a esse modelo, representando apenas cerca de 0,1% do total de escolas públicas no Brasil, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

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Em Picos, a secretaria de educação convocou uma reunião para discutir a continuidade ou não do programa na cidade. Segundo informações preliminares, a tendência é que o modelo seja mantido com recursos municipais, mesmo diante do encerramento a nível federal.

Para entender os reflexos dessa decisão, buscamos a opinião de especialistas em educação. Joana Silva, professora e pesquisadora da área, destaca que o encerramento do programa traz incertezas para o sistema educacional: “O Pecim era uma proposta que gerava muitos debates, com defensores e críticos. Agora, com o encerramento, é preciso refletir sobre as consequências disso e buscar alternativas que atendam às necessidades das escolas e dos alunos”.

Enquanto o debate sobre a continuidade do programa ocorre em Picos, é fundamental que os municípios estejam atentos às demandas locais e busquem alternativas viáveis para o aprimoramento do sistema educacional. A participação da comunidade escolar, incluindo pais, alunos, educadores e gestores, é fundamental nesse processo de construção coletiva.

É importante ressaltar que o encerramento do Pecim não significa o fim dos esforços para melhorar a qualidade da educação no país. É um momento para refletir, aprender com as experiências e buscar soluções que atendam às necessidades de cada comunidade escolar. A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade, e cabe a todos nós, como cidadãos, contribuir para sua evolução e transformação.

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