ad16
AutoPECASonline24.pt
EducaçãoGeral

Escola realiza Café Literário e homenageia Fontes Ibiapina

[ad#336×280]O escritor picoense Fontes Ibiapina foi o homenageado no segundo Café Literário do Centro Educacional Maria Gil de Medeiros. O evento aconteceu nesta quarta-feira (21), no auditório da escola, e propôs momentos de discussões sobre a vida e a obra do homenageado. Alunos e professores conversaram com a poeta e artista plástica Mundica Fontes, que respondeu às curiosidades dos participantes a respeito de Nonon, apelido do escritor Fontes Ibiapina.

Através de relatos da biografia e do romance Palha de Arroz, os alunos do 6º e 7º ano, mostraram o apreço e valor de Nonon para a cultura picoense, piauiense e brasileira. O estudante Mateus Gonçalves apresentou a história do menino interiorano, já as alunas Rute Santos e Débora Luz falaram sobre Palha de Arroz.

Para a artista Mundica Fontes, o povo de Picos está reconhecendo o grande autor que foi Fontes Ibiapina. Segundo ela isso é importante porque, além de homenagear um picoense, é uma oportunidade para descobrir outros talentos.

Mundica Fontes participando-Foto: Ascom Seme
Mundica Fontes participando-Foto: Ascom Seme
Padre Walmir no café literário-Foto: Ascom Seme
Padre Walmir no café literário-Foto: Ascom Seme

As apresentações dos estudantes do Centro Educacional Maria Gil emocionaram os convidados, como é o caso do Secretário Municipal de Educação, Padre Walmir Lima. “É muito gratificante acompanhar a descoberta de escritores nas escolas do município. Nossa gestão preza pela educação além da sala de aula, acreditamos que esse é um dos papéis da escola. Precisamos incentivar a importância da leitura e da escrita, nossos alunos precisam ter o livro como companheiro”, ressaltou o secretário de educação.

A tarde literária proporcionou aos estudantes uma viagem de estudos, que percorreu a vida e as produções de Fontes Ibiapina e, ainda, resultou em várias produções literárias.

As atividades fazem parte do Projeto de Leitura desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa, Elizeuma Luz. A professora destaca que os alunos aprovaram a ideia da aula diferenciada. “Pretendemos continuar com a realização de eventos semelhantes, através disso os estudantes desenvolvem suas habilidade e aptidões de forma prazerosa e divertida”.

Ascom Seme

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade