ad16
Educação

Escolas de tempo integral melhoram a qualidade do ensino

As escolas de tempo integral visam à melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, e têm sido aprovada por pais e alunos. O programa iniciou em 2009 e, desde então, tem sido intensificado. Atualmente, foram beneficiados com o programa 26 municípios, sendo 43 escolas e aproximadamente 14 mil estudantes.

O programa de Tempo Integral propõe uma carga horária de 45 horas semanais e 9 horas diárias. Por dia, é reservada uma hora para almoço, além de dois lanches. A carga horária disciplinar é distribuída entre as atividades curriculares e extracurriculares durante o período diurno.

Escolas de tempo integral
Escolas de tempo integral

Para a estudante do 8º ano, Kássia Moura, a didática utilizada pelos professores no regime de tempo integral é eficiente. “Os professores nos ensinam com brincadeiras de um jeito relaxante, assim a aula não fica chata e todos aprendem. Além das aulas convencionais, nós praticamos esporte, oficinas de leitura na biblioteca, aprendemos ainda sobre artes e várias outras coisas”, disse a aluna.

As atividades do programa são pautadas pelo protagonismo juvenil e pela pedagogia da presença. “Nossas ações são desenvolvidas dentro dessa pedagogia, pois nestas o estudante é autor da sua própria história e onde todos interagem constantemente”, afirma Alcina Sotero, coordenadora dos Centros de Tempo Integral.

Os pais também aprovam o desempenho das escolas, como é o caso da costureira Kátia Moura. “Eu gosto muito do ensino e da dinâmica da escola de tempo integral, percebo que a minha filha aprendeu muito. Além das aulas são realizadas atividades esportivas e também reforço escolar. Outro ponto positivo é que, como eu trabalho fora de casa, fico tranquila porque ela está na escola durante o dia”, comenta a mãe da aluna Kássia Moura.

De acordo com Alcina Sotero, ações como essa reafirmam o compromisso do Governo do Estado do Piauí com a educação. “O Estado está investindo na formação acadêmica e no desenvolvimento da cidadania, sem dúvidas ações como essa reafirmam a importância da educação para a gestão”, conta a coordenadora.

Avanço das escolas com jornada ampliada

O Piauí conta com uma média de 359 escolas com jornada de ensino ampliada e tempo integral. Além disso, o Governo do Estado vem incentivando e colaborando com os municípios para a adoção dessa modalidade de ensino, desse modo, hoje, já são mais de 1.200 escolas municipais contribuindo para a melhoria da aprendizagem.

Com a mudança de regime, as escolas já evidenciam resultados como, por exemplo, o Centro de Ensino Fundamental de Tempo Integral Padre Joaquim Nonato Gomes, situada em Teresina. A média da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) passou de 4,9 em 2009 para 5,5 em 2011.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade