ad16
EducaçãoGeralSaúde

Escolas municipais realizam Semana da Saúde na Escola

De 5 a 9 de março os alunos da rede municipal de educação serão contemplados com palestras e ações concretas direcionadas ao bem estar de estudantes e familiares.

O pontapé inicial do programa foi dado na manhã desta terça-feira (6) na Escola Municipal Padre Madeira. Alunos da instituição foram os primeiros a participar das atividades do projeto e durante toda a manhã assistiram a palestras ministradas por enfermeiras e assistentes sociais.

O Semana Saúde na Escola acontece em nível nacional e é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação na promoção do enfrentamento de situações problemáticas dentro da realidade escolar infato-juvenil. Para 2012, os temas escolhidos mostram dois desafios encontrados na atualidade: promoção da alimentação e modos de vida saudáveis na infância e adolescência e a promoção à saúde: riscos e danos do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas no cotidiano escolar.

Semana Saúde na Escola
Semana Saúde na Escola

Inicialmente apenas 15 escolas da zona rural e urbana, nos três turnos, receberão as atividades do projeto e participarão de palestras e avaliação antropométrica, onde serão mensurados peso, altura e cálculo de massa corpórea (IMC).

As famílias do alunado também são incluídas na ação. De acordo com Rosário Barros, assistente social do NASF, os estudantes que necessitarem algum cuidado especial são levados junto com a família ao Posto de Saúde (PSF), onde terão acompanhamento médico adequado. “A Semana visa também aproximar estudantes, profissionais da educação e comunidade em geral dos serviços prestados pela atenção básica do município de Picos”, explica.

A enfermeira Fernanda Araújo relata que a iniciativa é uma forma eficiente de aproximar a família das unidades de atendimento de saúde e interligar os pilares da formação das crianças e adolescentes. “A escola vai caminhar com o Posto de Saúde e com a família, então nós estaremos por dentro dos problemas que acometem os estudantes e a comunidade, e saberemos como orientá-los”, destaca.

O diretor da Escola Municipal Padre Madeira, Tiago Marques, elogiou o projeto. Segundo ele, a rede pública necessita de mais iniciativas desse nível. “Os alunos receberam de forma linda, acolhedora. Tratar a importância da alimentação saudável dentro das escolas é ação que não tem preço”, destacou.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade