ad16
PolíticaTodas as Notícias

Escolas privadas: Chega à Alepi proposta pelo fim das aulas aos sábados

Foi apresentada na Assembleia Legislativa do Piauí proposta de autoria do deputado estadual João Madison (PSDB), para o fim das aulas aos sábados na rede particular de ensino do Piauí, nos níveis fundamental e médio.

Pela proposta, para o ensino fundamental, fica vedada a realização de aulas aos sábados, exceto as que envolvam atividades lúdicas, esportivas, religiosas ou reposição de aulas, com limite de um sábado por mês.

Já para o ensino médio, a proposta prevê que as aulas podem acontecer nos sábados, desde que haja aprovação, por maioria simples, dos pais e alunos envolvidos.

Deputado João Madson(PMDB)
Deputado João Madson(PMDB)

Segundo o deputado autor da proposta, trata-se de um indicativo de Projeto de Lei, que será discutido pela Alepi a partir de fevereiro, após o fim do recesso legislativo. “Estamos colocando para discussão da sociedade, sabemos dos prós e contra, mas também da importância do acompanhamento dos pais a estes jovens. A carga horária será a mesma, apenas se acrescentará durante a semana, para que o sábado e domingo fique para o descanso destes alunos de 0 a 14 anos”, diz João Mádison, ressaltando que haverá a realização de audiências públicas para debater a proposta.

VEJA A PROPOSTA

Petição de juiz federal
A discussão sobre o fim das aulas aos sábados começou com a publicação da petição encabeçada pelo juiz federal Márcio Braga Magalhães, que dentre outros pontos, justifica que outras cidades não há realização de aulas aos sábados.

Foto: Reprodução/TV Cidade Verde
Foto: Reprodução/TV Cidade Verde

“Nossos jovens vêm passando, nos últimos tempos, por situações-limite de estresse com tantas aulas, inclusive nos extenuantes dias de sábado. Crianças e adolescentes quase não têm tempo livre para descanso e diversão; não têm tempo para esportes e/ou outras atividades lúdicas; perdem feriados, pois os sábados os esperam com muitas aulas; não têm tempo para estudar outras línguas. É somente escola, escola e escola”, diz o juiz em sua petição.

180graus

LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também