ad16
EducaçãoGeral

Escolhidos mais dois cursos para o campus da Universidade Federal em Oeiras

oeiras
Capital da Fé, Oeiras é um dos mais belos cenários históricos naturais do Piauí

Os grêmios estudantis de Oeiras escolheram ontem à noite (14) os dois últimos cursos para o campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que será instalada em Oeiras (a Universidade Vale do Canindé). Optaram por Farmácia e Psicologia. A informação foi repassada pelos estudantes ao deputado federal Assis Carvalho (PT/PII), principal articulador da instalação da Universidade em Oeiras.

Estes dois cursos agora se somam aos quatro escolhidos pela comunidade da região, na audiência pública, semana passada, que foram Agronomia, Arquitetura, Direito e Veterinária. O deputado conversou ontem mesmo, por telefone, com o reitor da UFPI, Arimateia Dantas Lopes. A Universidade também já tem terreno garantido para a construção.

O deputado Assis Carvalho, desde 2008, busca apoio junto a diversos órgãos públicos para instalar a Universidade Federal em Oeiras. Como parlamentar, ele conseguiu apoio do Ministério da Educação (MEC), articulou emenda junto ao PPA (Plano Plurianual) do Governo Federal, dialogou com os reitores da UFPI até fazer um cronograma de implantação, no qual estão previstos audiência pública, realizada dia 09/08, a apreciação do projeto pelo Conselho Universitário, inclusão na proposta orçamentária da União e, posteriormente, no Plano de expansão da UFPI pelo MEC.

Segundo o reitor Arimatéia Dantas Lopes, se o trâmite burocrático ocorrer normalmente, dentro de dois anos o campus estará funcionando. O deputado Assis Carvalho informou que conseguiu colocar R$ 350 milhões para expansão das universidades federais, no Plano Plurianual do Governo Federal. E que se o cronograma for cumprido, parte desses recursos pode ser liberada pelo MEC para instalação da Universidade Vale do Canindé.

O parlamentar também vai colocar o valor total da emenda de bancada de iniciativa dele para a Universidade Vale do Canindé, se todos os passos para instalação do campus forem executados no tempo previsto, ou seja, dentro do prazo de colocação de emendas.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade