ad16
CidadeDestaquesSaúde

Estado e município garantem melhoria para o HRJL

Hospital Regional Justino Luz
Hospital Regional Justino Luz

O Hospital Regional Justino Luz (HRJL), em Picos, terá um reforço financeiro nos próximos meses em torno de 20 a 25%, conforme entendimento entre a Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos e a direção do Hospital Regional que firmaram Protocolo de Cooperação entre Entes Públicos (PCEP), para garantir incremento no aporte finaceiro, através repasses para ampliar o atendimento naquela unidade de saúde da região.

Participaram da reunião a secretária-executiva do Conselho de Secretários municipais de Saúde (Cosems), Patricia Batista; a diretora de unidade de controle e auditoria e regulação da Sesapi, Marilia Futino; o superintendente de atenção à saúde, Ernani Maia; o diretor do Hospital Justino Luz, José Ayrton e a secretária municipal de saúde, Hildegardes Gomes de Medeiros Borges.

José Ayrton Bezerra
José Ayrton Bezerra

Atualmente o Hospital Regional de Picos conta apenas com uma uti semi-intensiva de adulto que inclusive não é homologada pelo Ministério da Saúde por questões de espaço. A estrutura do Hospital é antiga, mas não pode ser descartada justamente por não ter outra. A expectativa segundo informa a direção, é de que um novo hospital seja construido ainda no ano de 2012, já que 500 mil habitantes que moram na região dependem daquela unidade de saúde. Enquanto, isso não ocorre, há necessidade de melhorar a estrutura para garantir o atendimento à população.

Segundo o diretor, José Ayrton Bezerra ao assumir o comando do hospital buscou melhorá-lo e conseguiu, principalmente nos setores de acolhimento e atendimento, garantindo resolutividade e a diminuição da ambulanciotepaia para a capital do estado. Além do próprio esforço da grande maioria dos profissionais que entenderam a sua importância para o funcionamento do guardião da saúde dos picoenses e da população do semiárido piauiense como um todo.

Lílian , secretária de saúde
Lílian Martins , Secretária Estadual de Saúde

“Ainda há muito por fazer, o governador Wilson Martins e a Secretária Lílian Martins estão trabalhando para mudar a realidade da saúde em nossa região. Precisamos implantar a unidade de terapia intensiva e criar uma unidade de terapia infantil.  A secretária estadual da saúde prometeu implementar esses serviços, tanto a infantil como ampliar a de adulto, melhorar  o espaço físico.  Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde de Picos também vai melhorar o recurso finaceiro que é repassado para o Hospital , melhorando em cerca de 20 a 25 % o valor destinado  ao mesmo “ , disse José Ayrton.

Secretária Maninha
Maninha: Secretária municipal de saúde

Ele ainda fez questão de frisar a sensibilidade da secretária de saúde de Picos, Hidelgardes Medeiros, (Maninha) e do prefeito Gil Paraibano e da secretária estadual de saúde Lílian Martins, representando o governo do Estado pelo entedimento entre as partes, diante do Protocolo de Cooperação entre Entes Públicos (PCEP), firmandos no início do mês em Teresina.  “É dessa forma que se faz saúde, sabendo que os entes públicos governamentais tem um compromisso comum. A secretária já garantiu que a partir dos próximos repasses já vai a haver e melhoria do aporte finaceiro. O HRJL vai melhorar, essa é a vontade da direção, da secretária estadual de saúde e da secretária municipal de saúde, pois a população de Picos e da região precisa dessa estrutura de saúde e vamos colocar o hospital nos trilhos para garantir a vida que é sempre um desafio instigante”, finalizou José Ayrton.

 

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade