ad16
DestaquesMunicípios

Estiagem atinge comunidades de mais de 150 municípios do Piauí

Estiagem na região de Picos
Estiagem na região de Picos

Treze municípios do Piauí decretaram situação de emergência por causa da falta de água. Em algumas comunidades rurais do Estado, os moradores dividem com os animais a água que resta nos açudes. A Operação Pipa, do Ministério da Integração Nacional, coordenada pelo Exército, atende a população de 49 municípios, mas algumas famílias reclamam que o carro não chega.

O coordenador da Operação Pipa no Piauí, capitão Ramos, informou que o Exército fiscaliza regularmente a distribuição de água nos municípios atingidos pela seca. Ele disse também que irá apurar como está o cronograma de entregas.

Segundo o Sindicado dos Trabalhadores Rurais, no município de Simplício Mendes, a perda da safra com a seca foi estimada em 65%. “Todas as famílias estão prejudicadas. Elas têm de sobreviver do que tiraram e muitas delas já terminaram de comer o que tiraram. Além da necessidade de comida, há o problema sério da falta de água e de tudo”, diz Luiz Coelho, presidente do sindicato.

Os açudes secaram, os animais estão morrendo no pasto e a mata seca está sendo consumida pelo fogo. A agricultora Maria Francisca Pereira, do município de Queimada Nova, sofre com as consequências da estiagem.

A agricultora Maria Inês Pereira usa a água da cisterna apenas para beber e cozinhar. A falta de chuva também prejudicou a safra da roça da família.

Reportagem: Andreelson Delmiro
 com informações do Vida Rural

Fonte: Portaldaclube

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade