ad16
Geral

Estiagem compromete produção de mel no Piauí

Apicultura
Inverno "fraco" comprometeu produção de mel - Foto: Reprodução

A estiagem comprometeu a produção de mel do Piauí. Não bastasse o prejuízo no campo, o problema também atinge as agroindústrias que beneficiam o produto. Sem matéria prima para trabalhar, muitas estão paradas.

O município de Simplício Mendes, localizado a 416 quilômetros de Teresina, por exemplo, é um dos maiores produtores de mel do estado. Em 2011, a produção foi passou 400 toneladas, mas a falta de chuva tem deixado os pequenos apicultores preocupados.

“A apicultura é uma das maiores fontes de renda que existe na regiõa, porque mesmo que o inverno seja fraco, a apicultura rende mais que a roça e outros produtos”, explicou o criador Pedro de Sousa.

A seca prejudicou a produção de mel em 36 comunidades, cada uma delas tem uma casa onde o produto que vem dos apiários é preparado antes do beneficiamento. Sem matéria-prima, todas estão paradas.

Na cooperativa que recebe mel de outros 10 municípios vizinhos, a situação é bem mais difícil. Máquinas sem funcionar e o pior, seis dos 10 funcionários que trabalham ficarão sem emprego. “Já está previsto até o final deste mês reduzirmos em torno de 60 a 70% do quadro de funcionários da cooperativa, na áerea de processamento por falta da matéria-prima”, falou José de Anchieta Moura, assessor técnico da cooperativa.

Com informações da TV Clube

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade