ad16
DestaquesGeral

Estiagem prejudica agricultores e criações de animais na região de Picos

Estiagem na região de Picos
Estiagem na região de Picos

Pequenos agricultores do Nordeste sofrem com os efeitos da estiagem, típica desta época do ano. No Piauí e no Maranhão, falta água e alimento para o consumo das famílias e para os animais.

O sertanejo revira a lama nos açudes em busca de peixe para matar a fome no semiárido maranhense. O agricultor Francisco Luís vive no município de Vargem Grande, no Maranhão. Por causa da seca, ele tenta encontrar alimento pescando no que restou dos açudes.

Na região, já não chove há tanto tempo que a pastagem simplesmente desapareceu. Os animais acabam perdendo peso por causa da fome e da sede.

No Piauí, os açudes secaram, os animais estão morrendo no pasto e a mata seca está sendo consumida pelo fogo. A agricultora Maria Francisca Pereira, do município de Queimada Nova, sofre com as consequências da estiagem.

Em algumas comunidades rurais, os moradores dividem com os animais a água que resta nos açudes. A Operação Pipa, do Ministério da Integração Nacional, coordenada pelo Exército, atende à população de 49 municípios, mas algumas famílias reclamam que o carro não chega.

Desde o início de agosto, 24 municípios do nordeste pediram à Defesa Civil o reconhecimento da situação de emergência por causa da seca.

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

 

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade