Estiagem prejudica mais de 4 mil famílias da zona rural de Picos
A falta de chuvas e escassez de água no semiárido piauiense vem ganhando proporções cada vez maiores. Até o momento já são mais de 50 municípios em estado de emergência, e outros devem entrar na lista nos próximos dias.
Preocupado com a situação de milhares de famílias, o governo federal liberou R$ 15 milhões para 53 municípios piauienses em situação crítica. Os recursos serão utilizados no abastecimento de água e distribuição de alimentos.
O número oficial de pessoas prejudicadas pela seca na região de Picos não foi divulgado, mas o Conselho Municipal de Defesa Civil – COMDEC acredita que pouco mais de quatro mil famílias tiveram perdas na agricultura familiar e no abastecimento de água. Nos próximos dias técnicos do COMDEC irão a campo realizar um levantamento detalhado da situação no município.
O amparo governamental deve durar enquanto permanecer o período de estiagem, até os últimos meses do ano. O Estado agora anseia do governo federal a liberação de R$ 30 milhões, com a ajuda espera distribuir além de água e alimentos, gás de cozinha e ração para os animais.