ad16
GeralMunicípios

Estudante santanense é selecionado para o programa “Ciência Sem Fronteiras”

Breno Gonçalves Pinheiro
Breno Gonçalves Pinheiro

Nos últimos anos o município de Santana do Piauí tem revelado cada vez mais jovens estudiosos e competentes, cursando as mais diversas graduações em universidades do Nordeste. Ao final do mês de janeiro a nova surpresa positiva tratou-se do jovem Breno Gonçalves Pinheiro, 20 anos, acadêmico do 3° período do curso de Biomedicina na UFPI, Campus de Parnaíba. Ele foi selecionado para o programa “Ciência sem Fronteiras” e receberá uma bolsa do governo federal para estudar por um ano nos Estados Unidos da América.

O programa “Ciência sem Fronteiras” oferece bolsas de graduação, mestrado e doutorado em pelo menos 30 países, por ter afinidade com o inglês, Breno não hesitou em escolher os Estados Unidos. “No meu caso, eu escolhi os EUA através do edital 156/2013 da Capes, iniciando um processo seletivo que já corre desde novembro do ano passado”, explicou. Ele relatou que teve de passar por um teste de proficiência em língua inglesa a fim de constatar o seu nível de entendimento da língua estrangeira, recebendo a aprovação.

Desde cedo reconhecido como um estudante dedicado, Breno informa que essa foi a primeira vez que concorreu a uma vaga no programa, conseguindo passar no exame de seleção. “A prova foi oferecida em Teresina entre 06 e 21 de dezembro do ano passado, sendo que eu a realizei no último dia, vagas limitadas até para realização da prova gratuita”, explicou.

A nota atingida pelo estudante o colocou em um grupo definido como “G2”, o que estabelece o mês de julho como provável data da viagem. Mesmo com a afinidade com o inglês, ele precisará passar por um curso intensivo nessa língua, com duração de dois meses.

O estudante se mostra com boas expectativas para um novo mundo que se descortina a partir do estudo. “As expectativas são de enriquecimento pessoal, profissional, cultural, enfim, de ser aceito por uma boa universidade, porque até o momento tenho de me submeter a três universidades às quais desejo estudar, e eles olharão meu perfil para dar o aceite final”, declarou.

Breno relata que o apoio da sua família foi fundamental para a vitória nesse processo. “Sempre tive o apoio dos familiares para a candidatura e realização da prova. Sempre vi meus amigos de Parnaíba se candidatando para o processo seletivo e muitos deles ganhando o mundo, a Europa principalmente, e eu sempre deixei claro o desejo de querer essa experiência para mim, por que desde muito pequeno sempre tive admiração pelo inglês e agora quero adotá-lo de vez para minha vida”, declarou.

Breno é filho da professora e agente comunitária de saúde Ana Maria Gonçalves e do agricultor Sebastião Gonçalves Pinheiro. Ele é sobrinho e afilhado do prefeito municipal de Santana do Piauí, Ricardo José Gonçalves.

Assessor de Comunicação

Jornalista Jailson Dias

Etiquetas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade