ad16
CidadeDestaquesEducação

Estudantes enfrentam desafios ao vir morar em Picos

Priscilla Miranda, alunas do curso de História da UFPI em Picos
Priscilla Miranda, alunas do curso de História da UFPI em Picos - Foto: Vanessa Ribeiro

Da Redação
Lívia Barroso

Morar longe dos pais, em uma cidade que muitos nunca tinham passado mais de um dia, é apenas um dos desafios enfrentados por vários estudantes universitários que tem que deixar as suas cidades para vir estudar em uma das quatro universidades de período regular em Picos.

Aluna do VIII período do curso de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Priscilla Miranda, da cidade de Valença, morando em Picos há cinco anos, destaca que são várias as dificuldades enfrentadas durante o período que está em Picos estudando.

Segundo a estudante, no início o principal desafio é ficar longe de casa e aprender a ser independente, uma vez que “você vive só, aqui é cada um por si; porém é tudo uma questão de adaptação, com o passar do tempo você vai conhecendo e fazendo novas amizades, e depois tudo acaba sendo um grande aprendizado, que confesso o curso já está acabando e vou sentir muita falta de tudo isso”, afirma.

Atanael Soares, aluno de Sistema da Informação na UFPI
Atanael Soares, aluno de Sistema da Informação na UFPI - Foto: Vanessa Ribeiro

Atanael Soares é da cidade de Teresina e está residindo em Picos há três anos, cursando Sistemas de Informação. Ele aponta como dificuldade a falta de professores na universidade, e como consequência as aulas vagas. “Quem mora aqui em Picos quando não tem aula pode ir para sua casa ficar com a família, e quem não é da cidade fica em casa muitas vezes só”, destacou o estudante.

As dificuldades financeiras, saudade da família, adaptação a uma nova cidade, ter que dividir casa com pessoas muitas vezes desconhecidas, aprender a cozinhar, são os principais desafios apontados pelos estudantes.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade