Campo Grande do PiauíGeralMunicípios

Estudantes homenageiam cultura afro em Campo Grande do Piauí

anuncio17 UNIFSA

Os estudantes da rede municipal de ensino de Campo Grande do Piauí participaram na noite desta sexta-feira (2) da culminância do projeto “A Cor da Cultura: Conhecer para Valorizar”, uma iniciativa voltada para o resgate da cultura afro.

O projeto começou a ser trabalhado nas escolas do município em meados de agosto. De lá para cá, diretores, professores, estudantes e toda a equipe envolvida na educação do município iniciaram uma série de atividades com intuito de promover um reencontro entre os alunos e a cultura afro-descendente.

A Cor da Cultura: Conhecer para valorizar

Marcos de Sá, 15 anos, aluno do 9º, afirma que foi possível sentir os efeitos benéficos do projeto dentro da sala de aula desde o seu início. “Essa proposta da escola permitiu que a gente conhecesse um pouco mais da nossa cultura, porque a cultura afro é também a nossa realidade”.

A secretária de Educação e Cultura, Anazilda de Jesus, destaca a importância de manter viva no município a identidade africana. “Já que nos somos uma mistura de índios, portugueses, negros, a gente não pode deixar de valorizar e ensinar às nossas crianças valores que não podem se perder no tempo”.

A Cor da Cultura: Conhecer para valorizar

A opinião de Anazilda é endossada pela coordenadora pedagógica Maria Sandra de Sousa, uma das responsáveis pela adaptação do projeto – desenvolvido em âmbito nacional – à realidade das escolas de Campo Grande. “Essa é uma cultura que está nas nossas raízes, não podemos deixar esquecida, renegada ou fingir que ela não existe”, diz ela.

O prefeito Baiá elogiou o empenho da Secretaria de Educação e Cultura na realização do projeto e ressaltou que incentivos culturais são uma das metas de sua administração. “Já temos projetos como o Ponto de Cultura e esperamos trazer ainda mais projetos em breve para enriquecer o nosso município”.

A Cor da Cultura: Conhecer para valorizar

O projeto “A Cor da Cultura: Conhecer para Valorizar”, foi desenvolvido em todas as escolas do município, com aproximadamente 1200 alunos, atendendo à obrigatoriedade das diretrizes educacionais brasileiras, que exigem o ensino da cultura afro, sendo também parte do Plano de Ações articuladas (PAA).

A Cor da Cultura: Conhecer para valorizar
Prefeito Baiá ao lado da primeira dama
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.