ad16
AutoPECASonline24.pt
EducaçãoGeral

Estudantes paulistas fazem intercambio no Piauí e visitam Picos

Grupo conhece fábrica picoense de mel - Foto: Secom

Da Redação

Um grupo de 27 estudantes do colégio paulista Magister estão em visita ao Piauí desde o último sábado. Acompanhados por quatro professores e um coordenador pedagógico, o grupo participa do projeto “Geografia Literária”, iniciado em 2011.

A proposta interdisciplinar tem como eixo norteador a obra literária Vidas Secas, clássico da literatura brasileira escrito por Graciliano Ramos. O livro foi analisado pelos alunos sob a perspectiva de várias disciplinas, e então o ponto culminante do projeto: levar os estudantes paulistas a uma realidade próxima daquela vivida pelos personagens do escritor alagoano.

“Aqui nós temos a oportunidade de encontrar outras pessoas em outros lugares e outras paisagens, tendo experiências que normalmente não estão vinculadas com a obra [Vidas Secas]. É aí que acontece o verdadeiro intercâmbio”, destaca o professor de geografia Gilberto Rodrigues.

A estudante Maria Vitória, 16 anos, ressalta o novo olhar que ganha contornos a cada contato com a realidade piauiense. “É algo cultural, um novo olhar sobre regiões diferentes do Brasil que são como se nós não conhecemos, mas morássemos nelas”, pontua.

Relatos do primeiro intercâmbio -- realizado em 2011 -- foram reunidos e publicados no livro "O sertão e o nosso olhar... Piauí: Caminhos", exibido por Uwe Weibrecht, presidente da Associação ProBrasil - Foto: Gutemberg Feitosa

O estudante Matheus Magela, 15 anos, lembra que o intercâmbio tem sido importante para desconstrução da imagem que os adolescentes tinham da região Nordeste. “A gente é desconstruído a cada dia nessa viagem, a visão é completamente modificada”, diz ele.

O grupo permanece no Piauí até o próximo sábado (26) e no roteiro da viagem, além de Teresina e Picos, está o Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.

A experiência está sendo documentada diariamente pelos adolescentes. Dos relatos gravados e anotados deverá surgir um livro de bordo e um videodocumentário.

O intercâmbio é uma realização do Colégio Magister em parceria com a Associação PróBrasil. A passagem por Picos contou com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade