Os estudantes brasileiros que desejam e sonham em fazer algum curso fora do país têm portas abertas em Portugal. O país já tem 28 convênios com o Brasil, que permitem usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em faculdades portuguesas.
De 2014 até hoje, o Brasil vêm firmando acordos com instituições de ensino superior em Portugal para que a nota do Enem seja considerada. Um exemplo é a Universidade de Coimbra: ela é a faculdade que tem mais alunos brasileiros fora do Brasil e foi a primeira a firmar a parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação do Brasil.
Além disso, as datas de matrícula, prazos de inscrição e números de vagas também muda de acordo com cada instituição. O ideal é que os estudantes estejam atentos aos calendários das faculdades.
Para concorrer às vagas em universidades portuguesas, os estudantes brasileiros não podem ter cidadania portuguesa nem morar em Portugal há mais de dois anos. Putro detalhe importante é que os estudantes devem ter o certificado de conclusão do ensino médio e um passaporte válido.
Fonte: Com informações do Agência Brasil