EducaçãoTodas as Notícias

Evandro Alberto visita deputados em Brasília para firmar parcerias

Os encontros foram importantes para firmar parcerias e acompanhar o andamento de emendas parlamentares que visam angariar recursos e convênios para a UESPI.

O vice-reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Evandro Alberto, o Pró-reitor de Planejamento e Finanças da UESPI (Proplan), Raimundo Isídio e a representante da instituição em Brasília, Fernanda Íris, estiveram reunidos com parlamentares piauienses na capital federal nos dia 16 e 17 de abril. Os encontros foram importantes para firmar parcerias e acompanhar o andamento de emendas parlamentares que visam angariar recursos e convênios para a UESPI.

A comitiva realizou visitas aos gabinetes dos parlamentares e acompanhou os trâmites de processos e convênios. A agenda intensa incluiu reunião com o coordenador da bancada dos deputados federais do Piauí, deputado Átila Lira, em Brasília. Na pauta, o diálogo sobre orçamento de emendas da bancada visando à liberação de recursos que serão investidos em infraestrutura, tecnologia, informação e comunicação. “As emendas priorizam investimentos na modernização estrutural dos sistemas, melhorando a internet de todos os campi, sobretudo sistemas acadêmicos, convênios e gerenciamento”, esclareceu o vice-reitor.

Deputado Átila Lira e o Deputado Rodrigo Martins, com representantes da UESPI

Em encontro com Deputado Heráclito Fortes, Evandro agradeceu a emenda de autoria individual no valor de R$ 2 milhões, destinada a infraestrutura dos laboratórios do curso de enfermagem localizados nos campi da UESPI em Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos.

Heráclito Fortes destacou o papel que a UESPI desempenha no Estado por proporcionar que estudantes que moram em outros municípios tenham uma formação superior sem ter que se deslocarem para a capital, como acontecia há alguns anos. “Eu estou certo que este é o tipo de investimento que dá bons resultados e quando o Reitor Nouga Cardoso me procurou e expôs as necessidades do curso, em especial, da política de expansão e interiorização do Ensino, eu prontamente atendi. Hoje, eu que me sinto grato por fazer parte desse time da UESPI, contribuindo com a melhoria do ensino superior no Piauí”, disse o deputado.

Deputado Heraclíto Fortes recebe representantes da UESPI em Brasília

Em uma tratativa com Rejane Dias, o vice-reitor ressaltou que a deputada federal se comprometeu em fazer a articulação junto a Secretária de Educação e Cultura (SEDUC) para doar kits de mediação tecnológica para UESPI. Os 14 (quatorze) kits serão instalados nos campi da UESPI no interior e servirão para realizar videoconferências de aulas. No acordo, haverá uma parceria com o Canal Educação da SEDUC.

Deputada Federal Rejane Dias em Brasilia firma acordos de mediação tecnológicas com a UESPI

Em audiência com o senador Ciro Nogueira, os dirigentes da UESPI agradeceram o apoio do parlamentar, sobretudo na articulação com os órgãos para destravar recursos federais. “Agradecemos o empenho do senador em liberar recursos para o Pronera. Ele esteve muito solícito e à disposição do programa de educação do campo”, agradeceu o vice-reitor.

Em outro momento com o senador Elmano Ferrér, foram tratados acordos de vigências sobre o Projeto Biofotônica, que detectará o câncer de pele através de laser. “O senador deverá destinar uma emenda do seu orçamento para a composição do projeto. A tratativa está adianta para a construção do centro que ficará no Centro de Ciência da Saúde”, explicou.

A parceria reúne pesquisadores das três instituições públicas do Piauí,(UESPI, UFPI e IFPI). De acordo com Evandro, isso possibilitará um patamar mais elevado no que diz respeito à pesquisa para o estado. O centro viabilizará a integração acadêmico-indústria com o setor produtivo.

Segundo Evandro, as tratativas refletem o diálogo permanente da UESPI com os parlamentares piauienses. “Já foram fechados diálogos permanentes com os deputados Átila Lira, Assis Carvalho, Rejane Dias, Rodrigo Martins, Cap. Fábio Abreu e Heráclito Fortes, além da senadora Regina Sousa”, afirma e finaliza: “Estamos buscando mais tratativas também com os deputados Paes Landim, Iracema Portella Marcelo Castro e Júlio César”.

Fonte: Ascom UESPI 

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também