ad16
AutoPECASonline24.pt
DestaquesEleições 2012Eleições 2016GeralIsaías CoelhoMunicípios

TSE defere registro de candidatura e Everardo Moura retornará ao cargo de prefeito de Isaias Coelho

Everardo Moura (PTB) foi eleito pela coligação “A voz e a vontade do povo “com 2.645 (dois mil seiscentos e quarenta e cinco votos), que representa 57,51% dos votos válidos, contra seu adversário Valdemar Maurílio (Demazinho-PSB) que obteve 1.954 votos, no último pleito eleitoral no dia 07 de outubro 2012. O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí deferiu seu registro, mas o Ministério Público Eleitoral recorreu da decisão ao TSE. A alegação foi de que o candidato estaria inelegível por ter tido o mandato conquistado em 2008 cassado pela Justiça Eleitoral no ano de 2010.
O prefeito eleito Everardo Araújo Moura de Carvalho (PTB), teve sua candidatura cassada após decisão monocrática da ministra do TSE e relatora do processo Laurita Vaz, atendendo a recomendação do Ministério Público que havia recorrido da decisão do TRE que deferiu o registro de candidatura nas eleições de 7 de outubro de 2012, alegando junto ao TSE que com a cassação do mandato em 2008, ele estaria inelegível.

Everardo Moura
Everardo Moura

Com a decisão monocrática de ministra do TSE, o vereador presidente da Câmara vereador Evilson Rodrigues Moreira (PTB) assumiu a prefeitura em janeiro de 2013 e permanece no comando até a publicação do acórdão que notificará o TRE-PI e a justiça eleitoral determinará o retorno de Everardo Moura ao cargo de prefeito de Isaias Coelho após decisão do pleno do TSE que desproveu a decisão do Ministério Público na noite desta terça-feira (06). O TSE deverá publicar o acórdão em cerca de 20 dias.

A relatora do Processo, Ministra do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Laurita Hilário Vaz que havia seguido a recomendação do Ministério Público, reconsiderou a decisão e mudou seu voto deferindo o registro de candidatura do prefeito Everardo Moura. O ministro João Otávio de Noronha em seu voto decidiu pelo retorno do processo ao TRE-PI para que o mesmo pudesse ter melhor esclarecimento. Já o ministro Luciano Lóssio pediu vista. Em seguida o TSE entrou de recesso e na noite de 06 de maio terça-feira, o processo entrou na pauta e foi julgado.
Por unanimidade o pleno do TSE seguiu o voto da relatora Laurita Hilário Vaz que mudou seu voto, deferindo o registro de candidatura. Com a decisão do pleno os eleitores e simpatizantes do prefeito Everardo Moura fizeram carreata na cidade de Isaias Coelho para comemorar o resultado do julgamento. Eles aguardam o retorno do prefeito Everardo Moura de Brasília onde acompanhou a votação dos ministros do TSE.

O articulador político George Moura informou a redação do Riachãonet que os eleitores e simpatizantes estão programando uma grande recepção ao prefeito Everardo Moura. Ele disse ainda que a decisão do pleno faz justiça ao prefeito que foi eleito democraticamente pela vontade popular, respeitando a escolha do povo de Isaias Coelho.
“ A justiça está sendo feita, agora é aguardar a publicação do acórdão pelo TSE e reconduzir o prefeito eleito ao seu cargo no município de Isaias Coelho. Pode ter certeza que Everardo vai retribuir o carinho e a confiança com muito trabalho em prol de Isaias Coelho e de seu povo”, disse George Moura.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade