DestaquesMunicípiosPio IX

Ex-prefeito de Pio IX escondia documentos da prefeitura em casa

[ad#336×280]Documentos públicos escondidos debaixo de camas, em caixas e por trás de um guarda-roupa. No município de Pio IX, cerca de 150 pastas com balancetes, leis, decretos, convênios, contratos e folhas de pagamento dos servidores foram encontrados nas residências de ex-gestores do município.

A papelada contém toda a vida financeira e administrativa do Executivo municipal relativa aos anos de 2009, 2010, 2011 a 2012, período em que durou a gestão do prefeito Raimundo Nonato do Nascimento, o Raimundo Boião (PT). O material foi retirado dos órgãos públicos durante o processo de transição de gestões.

Documentos da Prefeitura de Pio IX
Documentos da Prefeitura de Pio IX – Imagem: Portal Pio IX

Os mandados foram solicitados pela atual prefeita, Regina Coelli (PSB), e expedidos pela juíza Nilcimar Rodrigues, titular da Comarca local. A magistrada autorizou busca e apreensão na casa do ex-prefeito Boião e de outras duas ex-gestoras, todas em Pio IX, e na residência de um ex-assessor da prefeitura que mora em Teresina.

Somente na casa do ex-prefeito que o oficial de justiça e membros da gestão municipal encontraram resistência para cumprir a ordem judicial. A ex-primeira-dama Maria Rita Ribeiro dificultou o trabalho da comissão, que só conseguiu recolher os documentos após acionar a Polícia Militar. “Eu pegava os documentos e ela [Maria Rita] os tomava das mãos”, relata Washington Gonçalves, assessor jurídico da prefeitura.

Documentos apreendidos na residência de ex-gestores de Pio IX
Documentos apreendidos na residência de ex-gestores de Pio IX – Imagem: Portal Pio IX

Durante as buscas, Raimundo Boião comentou que estava sendo submetido a “uma grande humilhação”. Na sua casa foram encontrados vários documentos públicos guardados no interior de caixas.

Nas residências de Antonia Auzenir Arrais e Luiza Regineide Fernandes, ex-controladora e ex-supervisora da educação, respectivamente, foram apreendidos centenas de papeis do município. Empilhados no chão, recostados em um velho guarda-roupa, estavam 45 volumes com balancetes do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Juíza Nilcimar Rodrigues, titular da Comarca local. A magistrada autorizou busca e apreensão na casa do ex-prefeito Boião e de outras duas ex-gestoras
Juíza Nilcimar Rodrigues, titular da Comarca local. A magistrada autorizou busca e apreensão na casa do ex-prefeito Boião e de outras duas ex-gestoras – Image: Portal Pio IX

Todo material apreendido será inspecionado e utilizado como base para uma auditoria da administração encerrada em dezembro de 2012. A assessoria jurídica da prefeitura quer a responsabilização criminal dos ex-gestores. “Vamos avaliar tudo e daremos entrada em uma ação de improbidade administrativa”, ressalta Washington Gonçalves.

Apesar da operação realizada na tarde desta terça-feira, dia 29, ainda existem mandados de busca e apreensão em aberto.

Além dos documentos, a gestão de Regina Coelli também quer reaver móveis e equipamentos que desapareceram da prefeitura e de algumas secretarias no final do mandato de Raimundo Boião. “Solicitamos outros mandados judiciais contra particulares. Dificilmente não seremos atendidos pela Justiça. Por isso aconselho que as pessoas envolvidas devolvam espontaneamente esses bens públicos”, diz Gonçalves. Com informações do Portal O Dia

LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também