DestaquesGeral

Ex-repórter do RIACHAONET é destaque em matéria na TV Globo

anuncio17 UNIFSA
Renan Nunes
Renan Nunes

A edição de sábado (07) do Jornal Hoje destacou os eventos da Paixão de Cristo celebradas na cidade de Oeiras, onde mais de mais de dez mil pessoas participaram da procissão do Fogaréu, tradição histórica da cidade. Veja abaixo o texto completo da reportagem.

As celebrações da Paixão de Cristo no Brasil começaram na noite de quinta-feira (5) com a cerimônia do fogaréu em Teresina. A procissão da primeira capital do Piauí é uma tradição de meio século, onde os fieis percorrem quatro quilômetros para lembrar o sofrimento de Cristo até o calvário. Durante a madrugada, houve comemoração também em Sabará e, pela manhã de hoje, em Salvador.

Em Oeiras, no interior do Piauí, mais de dez mil pessoas participaram da procissão do fogaréu. A multidão de fiéis caminhou pelas ruas do centro histórico. Todas as luzes da cidade foram apagadas e apenas as lamparinas iluminam o cortejo. Somente homens participam. Crianças, jovens e adultos revivem um dos momentos marcantes da Semana Santa: a perseguição de Cristo pelos soldados romanos antes da crucificação.

A imagem de Nossa Senhora das Dores é seguida pelos devotos em penitência – muitos, sem sapatos. Velas rompem a escuridão com pequenos pontos de luz, que podem ser vistos de longe. Quando o dia amanhece, termina a penitência e a multidão chega ao alto do Cruzeiro. A imagem de Nossa Senhora é posta para adoração em uma capelinha do século XVIII.

Em Salvador, dezenas de fiéis foram até a igreja pela manhã para a adoração ao santíssimo sacramento, que representa o corpo de cristo. Alguns movimentos pastorais fizeram encenações com danças e cânticos. Tradicionalmente, a Sexta-Feira santa é o único dia do ano em que a igreja católica não celebra missas.

As imagens ficam cobertas em sinal de recolhimento neste dia de vigília e orações, quando os católicos relembram a morte de Jesus. A partir das três da tarde começa a adoração da cruz e, em seguida, os fiéis participam da procissão do senhor morto, que encerra as em todo o mundo.

Fonte: G1

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.