ad16
AutoPECASonline24.pt
Aroeira do ItaimDestaquesMunicípiosTodas as Notícias

Exames realizados em familiares suspeitos de contrairem febre do Nilo deram negativos

[ad#336×280]O Instituto Evandro Chagas divulgou resultado do exame feito nos 18 familiares e vizinhos do suspeita da febre do Nilo no Piauí e revelou um laudo animador. Pelo menos as pessoas mais próximas da vítima não estavam com suspeita da doença, sinalizando que o vírus atacou de forma pontual.

O primeiro exame feito no suspeito, que é um vaqueiro de 52 anos, deu positivo para a doença que ataca o sistema nervoso e pode até levar a óbito.

O médico neurologista, Marcelo Adriano Vieira, da Divisão de Vigilância da Fundação Municipal de Saúde, disse que a coleta foi feita por equipes do Ministério da Saúde e levada ao laboratório do Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Mãe do vaqueiro Francisco Raimundo – Foto: Maria Moura\Grande Picos
Mãe do vaqueiro Francisco Raimundo – Foto: Maria Moura\Grande Picos

“O laboratório é referência no País. Com o exame negativo sinaliza que é uma situação isolada e não de epidemia”, afirmou.

Novo exame
O Instituto está realizando segundo exame no paciente para um diagnóstico mais preciso. É o chamado teste de neutralização por redução de placa. A previsão é que o resultado definitivo sai em duas semanas.

“Se for confirmado será o primeiro ser humano com confirmação da doença no País. A doença já foi detectada em animais no País”, disse.

Parte paralisado
O paciente deu entrada no Hospital Natan Portela em agosto deste ano, com quadro de febre alta, encefalite, meningite e fraqueza muscular. Desde então, segundo o especialista, foi iniciado um protocolo de investigação, através da Vigilância Epidemiológica. Ele é trabalhador rural e vive no município de Aroeiras do Itaim. A febre pode ser transmitida por aves silvestres e mosquitos e esporadicamente podem afetar outros hospedeiros, como aves, humanos, cavalos e outros mamíferos.

Sintomas
Febre
Dores de cabeça
Fraqueza muscular
Falta de Apetite
Náuseas
Desorientação
Dor de costas
Erupção cutânea
Inchaço nas glândulas linfáticas

Fonte: Cidade Verde

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade