ad16
GeralTodas as Notícias

Excesso de vaidade faz mal à saúde masculina, diz pesquisa

A constatação é de uma pesquisa da Universidade de Michigan nos Estados Unidos, publicada pelo jornal britânico Daily Mail.

A aura de excesso de confiança e vaidade que demonstram alguns homens não é positiva ao bem-estar do corpo. Isso porque pessoas no perfil, na verdade, sofrem com excessos de preocupações, provavelmente relacionadas à tentativa de manter essa aparência o tempo todo. A constatação é de uma pesquisa da Universidade de Michigan nos Estados Unidos, publicada pelo jornal britânico Daily Mail. “Ao mesmo tempo que há uma percepção grandiosa de si mesmo, há uma visão pessoal muito frágil e que leva a estratégias como a agressão quando o sentido de superioridade é ameaçado”, explica o co-autor da pesquisa, David Reinhard.

Homens extremamente narcisistas sofrem de pressão arterial alta, altos níveis de cortisol (hormônio do estresse), mesmo em momentos de relaxamento. Em alguns casos, depressão e transtornos de personalidade. Os especialistas explicam que o excesso de vaidade aciona o circuito do estresse no corpo de maneira crônica. Já nas mulheres, as consequências não foram verificadas. Para chegar às conclusões, foram entrevistados 106 homens e mulheres, enquanto foram feitos testes de pressão e de saliva para medição de hormônios no corpo. O levantamento não associou níveis saudáveis de narcisismo com problemas de saúde. A pesquisa reforça dados descobertos em estudos anteriores que apontam que os narcisistas pensam ser felizes e desfrutar de alta auto-estima, enquanto na verdade convivem com sentimentos de insegurança e infelicidade.

Fonte: Vida e Estilo

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também