ad16
AutoPECASonline24.pt
Economia

Exportações piauienses aumentaram 77,01% no primeiro trimestre

Apicultura
Apicultura - Foto: Reprodução

A Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais (Cepro) apresenta os dados da Exportação e Importação piauienses nos primeiros três meses do ano, segundo o boletim analítico da Conjuntura Econômica Trimestral. De acordo com o boletim, as exportações do Piauí no 1º trimestre do ano de 2012 alcançaram US$ 22.844.185, um incremento de 77,01% em relação aos primeiros meses de 2011.

Os principais produtos da pauta de exportações foram: Ceras Vegetais (65,01%); Algodão (18,61%), Mel (7,24%), Couros e Peles (6,94%), Produtos Químicos Orgânicos (1,0%) e Quartzitos e outros Minerais (0,52%).

Segundo economistas da Fundação Cepro, comparando o comportamento das exportações piauienses com os demais estados do Brasil, o Amapá mostrou maior variação positiva (250,89%), seguido de Rondônia (161,64%), Maranhão (121,40%) e Piauí (77,01%). As exportações brasileiras apresentaram crescimento de 9,47%.

Quanto ao destino das exportações piauienses, os principais blocos econômicos de destino e suas respectivas variações foram: Ásia (50,07%), União Européia (17,55%), Aladi (11,43%), Oriente Médio (10,61%) e EUA (2,83%).

Os principais municípios piauienses exportadores em 2011 foram: Campo Maior (com ceras vegetais); Parnaíba (couros e peles, ceras vegetais, pilocarpina, quercetina); Piripiri (com ceras vegetais e fibras sintéticas); Geminiano (Ceras Vegetais) e Picos (Ceras vegetais e mel). Os principais países de destino das exportações nos primeiros três meses do ano foram: Coreia do Sul; Índia; Taiwan (Formosa); Bélgica e Países Baixos (Holanda).

A Conjuntura Econômica é um boletim analítico divulgado há décadas pela Fundação e em versões trimestral, semestral e anual; acompanha e avalia, de forma efetiva, o desempenho dos principais indicadores da economia piauiense. Os segmentos estudados neste boletim são: Agricultura; Comércio; Índice de Preço ao Consumidor (IPC); Serviços (energia elétrica, abastecimento de água e esgotamento sanitário); Matrícula Veicular; Comércio Exterior; Transporte Aéreo; Finanças Públicas (ICMS, FPE); IPVA; Previdência Social; Indústria e dados sobre o Emprego Formal no Estado.

Com informações do CCOM

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade