ad16
EducaçãoGeralTodas as Notícias

Extensão: Estudantes de Comunicação Social participam de Imersão na Globo São Paulo

O Reitor da Universidade Estadual do Piauí – UESPI recebeu na manhã desta terça, 04, a coordenadora do curso de Comunicação Social, Sammara Jericó e alunos que fizeram parte da viagem de Imersão da Rede Globo de Televisão, em São Paulo, ocorrida nos dias 30 e 31 de julho. A equipe foi formada por 37 pessoas, dentre estudantes e professores de Comunicação Social, dos Campi de Teresina e de Picos, que participaram de intensa programação na Rede Globo, como parte do projeto de extensão que alia conhecimentos teóricos e práticos das disciplinas de telejornalismo. Esse projeto faz parte da parceria da UESPI com a Rede Globo de Televisão, por meio da ação do programa Chegue Mais Perto, o programa de visitas da Globo Universidade.

Na visita do dia 30/07 à emissora paulista, o grupo se dividiu para conhecer toda a estrutura administrativa e operacional como os estúdios dos telejornais e de programas de entretenimento, assim como os mais avançados equipamentos de transmissão, ilhas de edição, centro de arquivos e a tecnologia desenvolvida para a dinamicidade dentro do estúdio. “Todos os movimentos dentro do estúdio assim como o uso dos equipamentos tecnológicos são testados antes de ir ao ar, para não ter erros”, explicou Paula Nakahara, assistente de Relações Externas da Globo SP e uma das guias dos estudantes na emissora, ao lado de Beatriz Abellan. “É algo muito novo e estamos muitos felizes por receber mais um grupo de estudantes, e agora a UESPI, que temos muito carinho, desde outros contatos, como a videoconferência com a Sandra Annemberg (Dezembro/ 2014), até a concretização desse encontro”, disse Paula.

Painel com os profissionais de reportagem local da Globo São Paulo Créditos: Paulo Uras/ Reprodução Globo
Painel com os profissionais de reportagem local da Globo São Paulo Créditos: Paulo Uras/ Reprodução Globo

À tarde, estudantes e professores participaram da gravação do Programa Altas Horas, do apresentador Serginho Groisman. Durante a gravação, o apresentador interagiu com os convidados e destacou o empenho da caravana da UESPI em conhecer a Globo, apesar da  duração da viagem. André Aureliano, estudante do 9º bloco e membro da organização da viagem, conta que foram dias inesquecíveis, além de destacar a organização e produção da emissora. “Observei a otimização dos espaços, onde um local pode servir para vários programas, a tecnologia empregada em favor da comunicação, o sistema operacional, tudo gerenciado e organizado. A produção tanto de pessoal quanto de equipamentos como os utilizados nos links, como o globocop, motolink, bolsas de transmissão super avançadas e de qualidade, a sintonia entre as sedes da Globo Rio de Janeiro e São Paulo”. Bruna Raquel, do 2º período de Comunicação em Picos, diz que a viagem foi uma oportunidade muito boa logo no começo do curso. “Poder acompanhar de perto a rotina dos profissionais da TV Globo foi essencial para mim. Acredito que esse conhecimento irá ser muito importante no transcorrer da academia”, disse.

Na sexta (31) , o grupo participou de bate papos exclusivos com profissionais da área do telejornalismo, divididos em dois turnos. No primeiro o Ciclo de Palestras foi sobre “Chefia de Reportagem: Local e Rede”, com os jornalistas Cleber Cândido, Walter Barroso, Cinthia Toledo e Jean Raupp. Foram discutidas as etapas da rotina telejornalística desde a produção de uma pauta até sua execução, e as funções de cada um da equipe. O repórter Jean Raupp frisou a todos a experiência de vida de um repórter e deu dicas aos estudantes e profissionais presentes: “Temos que passar por essas experiências, conhecer a rua, pessoas, estar aberto a conhecer o novo. Ouvir, observar para contar uma história”. À tarde, os alunos visitaram o Glass Estúdio, onde são gravados os telejornais Bom Dia São Paulo e Manhattan Connection, da Globo News, com a vista para a cidade de São Paulo.

José Roberto Burnier relatou sua experiência como jornalista e bastidores de reportagens marcantes na sua carreira
José Roberto Burnier relatou sua experiência como jornalista e bastidores de reportagens marcantes na sua carreira

Logo após houve o bate papo sobre Produção em Rede com o coordenador de telejornais em São Paulo, Nélio Horta, e com o repórter  José Roberto Burnier. Nélio destacou a universalidade do assunto e a curiosidade como pontos centrais para emplacar uma matéria em rede nacional, nunca esquecendo de checar as fontes. Já Burnier falou sobre sua experiência e trouxe como exemplo a matéria do resgate dos 33 mineiros chilenos soterrados por mais de 60 dias em 2010. “Emoção, drama, dinamicidade e agilidade fazem parte da vida do repórter”, falou. Ao final da palestra o jornalista agradeceu a todos pela recepção, interatividade e também deixou dicas aos estudantes: “É um prazer para nós sempre encontrar pessoas engajados na profissão. Na carreira de jornalista, além do bom senso é bom estudar e formar primeiro a sua opinião e ouvir todos os lados”, finalizou.

A Professora e Coordenadora do Curso de Comunicação Social da UESPI – Campus Torquato Neto, Sammara Jericó, agradeceu a Administração Superior da UESPI por todo apoio dado e ao deputado José Maia Filho (Solidariedade-PI) e destacou os pontos principais dessa imersão na Rede Globo. “Essa atividade com profissionais competentes e de alto nível no cenário internacional trouxe um gás para o curso de Comunicação da UESPI. Os estudantes tiveram a visão ampliada do mundo, puderam conhecer toda a estrutura de uma empresa reconhecida e com certeza voltarão motivados com a carreira jornalística. Para nós professores nos impulsa a estudar mais, na preparação de melhores aulas, metodologias pedagógicas diferentes e fazer um ensino, extensão e pesquisas com mais qualidade”. Sammara afirma ainda que o projeto terá continuidade e que já estão com novos planos de visita a Rede Globo através da Globo Universidade com uma nova programação para 2016. “Ganhamos fôlego necessário para este ano ainda montar a programação para os 15 anos do curso em 2016, com projetos de site, pesquisa, revista, encontros acadêmicos entre egressos do curso e compartilhamento de histórias de sucesso dos profissionais que se formaram pela UESPI”, finalizou.

Ao final das atividades, a equipe da Globo Universidade doou para a multiteca do curso de Comunicação 15 produtos, entre livros e DVDs de produções da Globo Filmes e Editora. O Reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso parabenizou o grupo de estudantes e professores que estiveram na imersão e afirmou que continuará apoiando institucionalmente as ações do curso de Comunicação Social. “Nós nos preocupamos com a formação profissional dos nossos alunos e este tipo de programação nos permite enxergar mais longe e ter novas experiências de vida”.

Reitor recebe coordenadora Sammara Jericó e estudantes para ouvir as experiências em São Paulo e mostrar o kit doado pela Globo Universidade
Reitor recebe coordenadora Sammara Jericó e estudantes para ouvir as experiências em São Paulo e mostrar o kit doado pela Globo Universidade
Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também