ad16
DestaquesSantana do PiauíTodas as Notícias

Fake news constrange comunidade e prefeita de Santana do Piauí

Em uma solenidade de inauguração de uma rede de eletrificação rural, que teve a presença da prefeita de Santana do Piauí, Maria José, realizada no último sábado(8), na comunidade Malhada Vermelha, na zona rural do município, provocou constrangimento na comunidade e nas autoridades envolvidas.

Com a divulgação de fotos da obra, alguns meios de comunicação do estado divulgaram a notícia como sendo a inauguração de um poste, dando um teor verdadeiro a algo mentiroso, ajudando a disseminar mais uma fake news.

De acordo com o pesquisador Sinan Aral, do ITM, por ser novidade, as fake news atraem a atenção humana porque atualiza nossa compreensão de mundo. Quando a informação é nova, não é só surpreendente, é mais valiosa, no sentido de que aquele que a possui ganha status social”

O erro foi a foto no poste ou a ingenuidade das pessoas?

Ao utilizar um poste com fita para a inauguração da obra, a prefeita e as demais autoridades presentes, não imaginavam que as imagens fossem usadas de forma distorcida por pessoas mal intencionadas ou mal informadas.

Além da divulgação de uma mentira, a prefeita também foi chamada de “Odorico de Saias”. Odorico Paraguaçu foi um prefeito demagogo e corrupto na fictícia cidade de Sucupira na série “o Bem Amado”, da obra de Dias Gomes.

Por imputar uma situação que não existia e por se aproveitar da divulgação de uma fake news, os meios de comunicação que deveriam divulgar a verdade, termina por influenciar outros meios e também um grande número de pessoas que não fazem a checagem das notícias que são compartilhadas em suas redes sociais. Dessa forma, terminam por propagar algo que é muito prejudicial para as pessoas envolvidas e principalmente para a comunidade que foi beneficiada pela obra.

A prefeita divulgou nota sobre a situação, ressaltando o alcance social da obra e negando o fato propagado por diversos meios. Disse também que apesar de ser uma brincadeira de mau gosto, ela está preparada, pois com a proximidade do período eleitoral vão aparecer muitas situações do tipo.

Confira a nota!

A Prefeitura Municipal de Santana do Piauí vem esclarecer que a matéria jornalística que faz referência à inauguração de um poste, na zona rural do município, não condiz com a realidade do ocorrido: uma inauguração da extensão de rede elétrica.

A extensão da rede elétrica, num total de 400 metros, beneficiou diretamente 10 famílias das comunidades de Malhada Vermelha e Engano, que há pelo menos 20 anos não contavam com um sistema elétrico seguro, pois era feito de forma rudimentar, a chamada “gambiarra”.

Assim sendo, ressaltamos que o conteúdo da matéria não condiz com a veracidade dos fatos.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar