Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Falta de água em Picos prejudica moradores

[ad#336×280]Na cidade de Picos um problema que tem sido constante é a falta de água em vários bairros da cidade, Bairro Mariana, Aerolândia, Morada do Sol, Canto da Várzea, Paroquial. Reclamações à AGESPISA (Água e Esgotos do Piauí – S.A), moradores que tem de realizar suas atividades diárias sem água, é esta realidade do picoense há alguns anos.

A reportagem do Riachão Net conversou nesta manhã com o Gerente Regional da AGESPISA , Sérgio Alves da Silva, sobre a constante falta de água nos bairros de Picos. Sérgio nos informou que medidas estão sendo realizadas para sanar o problema. “Estamos realizando algumas medidas, já trocamos a bomba do Bairro Aerolândia que tem maior capacidade de abastecimento, e estamos vendo a possiblidade de projetos posteriores a serem realizados no Bairro Morada do Sol”, afirmou Sérgio Alves.

Gerente regional da AGESPISA de Picos, Sérgio Alves – Foto: Reprodução

De acordo com o gerente geral da AGESPISA, o abastecimento de água já foi normalizado nos bairros Aerolândia e  Mariana, mas o mesmo reconhece que a falta de água é um problema preocupante. “De fato, sem água as coisas ficam difíceis, estamos tentando contornar a situação”, disse Sérgio Alves.

A moradora do Bairro Aerolândia Maria Bezerra, disse que a falta de água no bairro ocorreu até a última terça-feira (22), e que após isto o abastecimento de água em sua rua está normal.  “A última vez que faltou água em casa foi terça-feira, ontem o abastecimento está normal e hoje no início da manhã também”, declarou Maria.

Segundo informações da AGESPISA, nenhuma reclamação foi feita durante todo o dia da última quarta-feira (23).

Bairro Aerolândia

A falta de água no Bairro Aerolândia já perdurava por mais de 20 dias, períodos em que a população local teve de ficar 26 horas sem água, segundo informações dos moradores. As causas do problema apontadas pelo Gerente Regional da AGESPISA, Sérgio Alves, dizem respeito à problemas nas bombas dos poços que por duas vezes queimaram. No entanto, foi instalado no Bairro um novo equipamento mais moderno que pretende suprir a necessidade da população.

“Este novo equipamento importado, é mais moderno e pode atender melhor a população do bairro que já sofre a algum tempo com a falta de água”, pontua o gerente.

Bairro Morada do Sol

Em se tratando do Bairro Morada do Sol, o problema é ainda mais urgente. Nas ruas Jerusalém e Rua Projetada, que são as duas últimas ruas localizadas na parte mais alta do morro, a falta de água já existe há mais de 20 anos.

Segundo a AGESPISA, o poço que existe no bairro é o que apresenta maior volume de água na cidade de Picos, cerca de 3 milhões de litros de água que abastecem até mesmo outros áreas da cidade. Mas segundo Sérgio Alves, o problema diz respeito à localização geográfica das ruas, que impossibilita que a mesma  chegue às ruas mais altas.

Ele ainda informou que já foram realizadas algumas medidas, como  o remanejamento de água de outras ruas, construção de rede adutora, mas que até o presente momento não surtiram efeito.

 

Sair da versão mobile