DestaquesMunicípiosPadre Marcos

Falta de água nas torneiras em Padre Marcos; cidade é abastecida por carros pipa

[ad#336×280]A população da cidade de Padre Marcos,  começa a viver um verdadeiro drama. A barragem do Caboclo, construída na década de 70, registra o menor volume de água da história e está prestes a secar.

Já falta água nas torneiras das residências na maior parte do dia. A pouca água ainda captada pela Agespisa é barrenta e pode ser considerada imprópria para o consumo. A problemática já  era prevista, diante dos fortes efeitos da estiagem e até do uso desenfreado dos consumidores.

Barragem do Caboclo
Barragem do Caboclo

O volume de chuvas registrado na região nos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013 está muito abaixo da média.

A administração municipal tem se empenhado em busca de soluções. Em entrevista na noite desta sexta-feira (11), o prefeito Netinho Araújo (PMDB) informou que sete carros pipa foram descolados para abastecer a população da sede do município. Ao todo, são 16 caminhões trabalhando em todo o município pela Defesa Civil e Exército.

A medida é emergencial. A solução definitiva, segundo o gestor, é a conclusão da adutora da barragem de Estreito, situada a cerca de 6 km da cidade de Padre Marcos. A obra, porém, está paralisada há anos, após ter sido embargada pelo Tribunal de Contas da União sob suspeita de superfaturamento.

Barragem do Estreito em Francisco Macêdo(PI)
Barragem do Estreito em Francisco Macêdo(PI)

Netinho informou que já tratou do assunto com o deputado federal Marcelo Castro (PMDB) e com o Governo do Estado. “Não justifica faltar água na cidade de Padre Marcos. Nós temos a poucos quilômetros uma grande barragem que ainda não abastece nenhum município”, pontuou.

O prefeito ainda anunciou a perfuração de mais dois poços tubulares na zona rural do município. A obra, em parceria com  a Prefeitura e Defesa Civil do Piauí, beneficiará as famílias das localidades Barreiro dos Mariquinhas e Juazeirão. A previsão é que a perfuração seja iniciada nos próximos 10 dias. Com informações do CidadesnaNet

A BARRAGEM

O “açude do Caboclo” que abastece as cidades de Padre Marcos e Belém do Piauí. A longa estiagem que assola a região semiárida do Piauí tem provocado grandes prejuízos à agricultores e pecuaristas.

A barragem do açude foi construída na década de 70 e foi projetada apenas para o consumo da cidade de Padre Marcos, mas com o passar do tempo e com a emancipação do município de Belém do Piauí, a barragem passou também a abastecer a cidade.

Com a falta de chuvas, o reservatório de água está secando, acarretando na falta de água para várias famílias.
Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também