Falta de chuva preocupa criadores de gado na região de Picos
[ad#336×280]Mesmo com as chuvas que caíram nos últimos dias na região de Picos, o rebanho bovino ainda sofre com a estiagem. Muitos criadores apelam para outros produtos para alimentar o animal. A palha de carnaúba, produto rico na economia do município, juntamente com a macambira vem servindo como alternativa para matar a fome do animal.
Com as chuvas do final do mês de novembro para o inicio de dezembro melhorou um pouco e a pastagem começou a crescer, porém os criadores ainda não estão satisfeitos e continuam comprando a ração do animal para não vê-los morrendo de fome.
De acordo com Ricardo Araújo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos, as chuvas ajudaram um pouco, porém em algumas regiões da cidade a situação ainda é precária. “Com as chuvas que caíram nos últimos dias já começou enverdecer a mata e também já começou a sair as primeiras pastagens para os animais, mas em algumas regiões eles ainda estão passando fome e sede e esperamos que chova mais ainda para ajudar o homem do campo”, comenta.
O meteorologista Eugenio Lopes que trabalha na estação meteorológica de Picos(UFPI), informou que a previsão para chover na região de Picos é a curto prazo, ele afirma que o clima está favorável, algumas precipitações para o fim de ano e, para o próximo ano é que nós devemos ter um clima irregular, irá chover sim, é o que adianta a meteorologia.