ad16
https://ead.uninta.edu.br/
AutoPECASonline24.pt
Geral

Falta de milho na Conab de Picos deixa criadores preocupados

[ad#336×280]No estado do Piauí cerca de 210 municípios ainda sofrem com os efeitos da estiagem prolongada. Para muitos agricultores, a única alternativa encontrada foi o milho comercializado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mas em Picos o produto está em falta há mais de um mês. O galpão com capacidade para armazenar três mil toneladas de milho está totalmente vazio.

Segundo o criador João Fernandes de Sousa, quase todo o rebanho que possuía morreu por falta de alimento. “Os animais já morreram quase todos, para nós criadores esse momento que estamos passando está sendo um desastre”, disse.

Agricultores se aglomeraram na sede da Conab-Foto: Romário Mendes
Agricultores se aglomeraram na sede da Conab-Foto: Romário Mendes

De acordo com Ricardo Araújo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Picos, 50% do rebanho de gado já foram perdidos por falta de alimento, além disso, as criações de galinha e porco correm o risco de desaparecer. “Andando nas margens do Rio Guaribas, um dos maiores da região, pude perceber que ele está totalmente seco, assim as famílias que sobreviviam através da irrigação não estão produzindo”, contou.

A superintendência estadual da companhia afirma que o milho já foi comprado e que está no estado do Mato Grosso, mas no momento falta recurso para o transporte do produto até o município.
Oito mil criadores cadastrados no programa ‘Venda Balcão’ em Picos ficaram prejudicados, alguns já estão vendendo os animais porque não tem como alimentá-los.

“Eu tinha 17 animais e atualmente só tenho seis por conta da seca. Se o milho não chegar logo vou ser o brigado a vender o restante, porque não tenho condições de criar”, falou o agricultor Manoel Barbosa. G1-Piauí

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade