ad16
DestaquesPio IXTodas as Notícias

Família de Pio IX é intoxicada depois de ingerir suco com “falsa couve”

O fato ocorreu por volta das 11 horas de terça (05) e por pouco não terminou em tragédia.

Seis pessoas da mesma família foram intoxicadas ao tomarem um suco no município de Pio IX, na região de Picos. Das seis pessoas, duas eram crianças. O fato ocorreu por volta das 11 horas de terça (05) e por pouco não terminou em tragédia. Isso porque a família mora próximo ao hospital do município e os integrantes conseguiram ser atendidos rapidamente. Familiares relaram para a direção do hospital que houve uma confusão com uma falsa couve, que seria uma planta tóxica.

A diretora do Hospital Municipal Dona Lourdes Mota, Luma Bezerra, relatou que a mãe de uma das crianças pegou as folhas de uma planta na própria residência, acreditando que fosse couve, para misturar com o suco de laranja. Possivelmente, o suco foi ingerido durante o almoço da família. A dona de casa teria confundido a planta, de origem ainda desconhecida, com a couve.

“A mulher disse que fez um suco com essa folha, achando que era couve.  Seis pessoas foram intoxicadas,  quatro adultos e duas crianças; todas já foram desintoxicadas e receberam alta médica. Aqui é comum as pessoas pegarem plantas para fazer suco, remédios, mas é preciso ter muito cuidado. Se a família não morasse perto do hospital, se fosse na zona rural, em um lugar mais distante, seria mais complicado”, disse a diretora.

Luma Bezerra ressaltou que logo após beberem o suco as pessoas começaram a vomitar. As crianças foram as primeiras a receberem alta médica; os adultos estavam em estado mais grave, sendo que “a pessoa que fez não chegou a ingerir” o líquido.

Sobre a planta, a diretora alertou que uma amostra foi levada até o hospital, mas já “está murchando”. “Eu achei a planta estranha, o cheiro é ruim, não parece couve”. A informação é de que o “pé da planta” não foi retirado da casa da família caso algum pesquisador tenha interesse de esclarecer o ocorrido.

Falsa Couve

 

O suco ingerido pela família em Pio IX pode ser sido feito com a planta Nicotina Glauca. Além de ser conhecida como “falsa couve”, a planta também é popularmente chamada de “falsa mostarda”, “mostarda da palestina” e “tabaco-bravo”. Ela é uma planta tóxica que quando consumida pode causar sintomas como dificuldade para andar, perda de movimentos nas pernas ou parada respiratória.

O que a torna mais perigosa é a facilidade em ser confundida com plantas inofensivas, principalmente quando é nova e pequena, pois é nesta fase que pode ser facilmente confundida com a couve comum.

A nutricionista Juliana Maranhão explicou que “a couve folha (verdadeira), é muito utilizada na culinária brasileira, e é famosa por acompanhar pratos como a feijoada. Também pode ser utilizada em sucos,e é fonte de minerais como ferro, zinco, cobre, selênio, entre outros, além de vitaminas do complexo B e vitamina E. É um poderoso antioxidante e também ajuda na regulação intestinal por conter fibras”.

Já a “falsa couve, diferentemente da couve, não pode ser ingerida, por conter uma substância tóxica chamada de Anabasina. Pode ser confundida com a couve e deve-se atentar as diferenças entre suas folhas, pois essa possui uma folha mais pontiaguda e coloração verde-escuro”.

Como identificar esta planta Venenosa

1. Quando nova é pequena, possuindo um caule e algumas folhas;
2. Folhas verdes, grandes e largas, ligeiramente pontiagudas;
3. Quando adulta parece um arbusto, possuindo caules longos;
4. Flores amarelas em forma de cone.
Cidade Verde
Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também