ad16
EconomiaMunicípios

Famílias da região acompanham montagem do sistema PAIS em Francisco Macêdo

 
Robson Antônio e beneficiários do projeto.
Robson Antônio e beneficiários do projeto. Foto: Evandro Alberto

Na quinta-feira (01) famílias dos municípios de Santana do Piauí, Picos, Jacobina acompanharam a implantação do Sistema PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) no município de Francisco Macêdo. Pelo menos 10 famílias de cada município citado serão contempladas com as unidades de produção desse sistema.

O gestor do projeto no Piauí, Robson Antônio, explicou que o PAIS consiste em um sistema de irrigação com gotejamento, aplicado na agricultura familiar, e já está sendo desenvolvido há mais de seis anos no Piauí.

Os municípios de Ipiranga, Bocaina, Padre Marcos e São João da Canabrava já foram beneficiados. “Nós estamos retornando a região com mais 40 unidades, 10 para Picos, 10 para Santana do Piauí, 10 para Francisco Macêdo e 10 para Jacobina e serão mais 10 para Bom Jesus”, declarou.

O treinamento oferecido às famílias ocorreu em Francisco Macêdo, onde uma unidade foi montada durante o treinamento. Sobre o custo de cada unidade Robson Antônio informou que o kit PAIS foi licitado a um custo de R$ 4.700,00 a unidade. O Kit consiste em uma caixa de água de 5 mil litros até um galo e dez galinhas. São parceiros nesse projeto o SEBRAE, que oferece a capacitação e as prefeituras envolvidas. “A prefeitura entra com todo apoio logístico, necessário”, explicou.

O PAIS atende a objetivos diversos como a melhoria do hábito alimentar dos piauienses, com alimentos sem agrotóxicos, além do complemento da renda familiar, complementada através da venda dos produtos. “Temos exemplos de pessoas que faturam até R$ 1000,00 isso depende do empreendedorismo da família”, explicou Robson Antônio.

Para a implantação dessas unidades o SEBRAE considera primordial a participação da Prefeitura Municipal que oferece a logística para o desenvolvimento do projeto. “O SEBRAE prepara essas famílias, procuramos saber se as condições estão dentro do padrão e cada unidade beneficia uma família”, informou.

 

Montagem.
Montagem da Horta Orgânica em Francisco Macêdo. Foto: Evandro Alberto.
Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade