DestaquesTodas as Notícias

Federação de Terreiros de Umbanda e Candomblé é fundada em Picos

O evento aconteceu no templo religioso São Jorge Guerreiro do Babalorixá Professor André do Maranhão, que fica localizado na Rua São José, Centro.

anuncio17 UNIFSA

Foi fundada na manhã desta segunda-feira (20), em Picos, a Federação de Terreiros de Umbanda e Candomblé da região. O evento aconteceu no templo religioso São Jorge Guerreiro do Babalorixá Professor André do Maranhão, que fica localizado na Rua São José, Centro.

A solenidade de fundação contou com a presença de pais e mães de santo de terreiros de Picos e de municípios da região.

A federação tem como presidente Francisco Valdemir, o Pai Bimba; vice-presidente Rogério Sousa; o tesoureiro José Rodrigues, conhecido como André do Maranhão e secretário Lucas Ibiapino.

Diretoria da federação – Foto: Romário Mendes

Segundo o Babalorixá Pai Bimba, a finalidade da federação é ter representantes da umbanda e candomblé na cidade. “Agora vamos deixar de depender de Teresina e vamos conseguir o alvará de funcionamento, legalizar todos os terreiros e botar ordem. Vai ter hora de começar e hora de terminar os seus eventos”, disse.

Presidente da federação, Pai Bimba – Foto: Romário Mendes

O Babalorixá Professor André do Maranhão, que é tesoureiro da federação, ressaltou que todas as decisões da federação serão tomadas em assembleia da diretoria para a união dos praticantes da umbanda e candomblé. “Eu quero agradecer a todos pelo apoio e quero parabenizar o povo da umbanda e candomblé. Quero também pedir as pessoas que sempre possam estar participando dos nossos cultos religiosos”, declarou.

Tesoureiro da fundação, André do Maranhão – Foto: Romário Mendes

André do Maranhão lamentou também o preconceito que os terreiros sofrem. “Muitos terreiros apedrejados, outros templos religiosos têm que parar suas sessões espirituais porque as pessoas não conhecem o culto religioso da umbanda e do candomblé, então nosso país dá esse direito de podermos expressar a nossa liberdade religiosa”, frisou.

Para se filiar na federação, os interessados devem procurar o Professor André do Maranhão e o Pai Bimba para retirar os alvarás de funcionamento dos terreiros. “O dever da nossa instituição religiosa é legalizar todos os templos religiosos. As pessoas que queiram se legalizar temos todo o departamento jurídico para estar legalizando e tirando os alvarás de funcionamento de todos os pais e mães de santo de todo o estado do Piauí”, informou André do Maranhão.

O assessor jurídico da federação, advogado Eduardo Serafim, informou que o estatuto da federação foi apresentado durante a fundação e vai designar o funcionamento e a regras.

Assessor jurídico da federação, advogado Eduardo Serafim – Foto: Romário Mendes

Eduardo frisou ainda que apesar de ser sem fins lucrativos, a federação ela é caritativa, sobrevive de doações e fazem doações.

Após a posse da diretoria, os pais e mães de santo participaram de danças e rezas, como também de entoação de hinos.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.