ad16
AutoPECASonline24.pt
https://ead.uninta.edu.br/
CidadeGeral

Festa de São Francisco de Assis reúne multidão em Picos

Seguindo uma tradição iniciada em 1982, milhares de fiéis participaram na manhã desta sexta-feira, 4 de outubro, da tradicional missa solene de São Francisco de Assis, no bairro Junco, zona Leste de Picos. Esta é a 31ª edição da festa e, segundo os organizadores a cada ano que passa aumenta o número de fiéis.

A missa solene da festa foi em frente à Igreja Matriz do bairro Junco, presidida pelo bispo diocesano de Picos, dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelo padre Flávio Santiago, pároco da Paróquia de São Francisco de Assis e por outros sacerdotes.

A celebração começou às7h da manhã, mas antes mesmo do dia amanhecer os fiéis já se aglomeravam ao redor da Igreja Matriz. Muitos preferiram se deslocar de suas comunidades a pé, enquanto outros vieram de bicicleta e até de caminhões pau de arara.

Festa de São Francisco de Assis - Foto: Jornal de Picos
Festa de São Francisco de Assis – Foto: Jornal de Picos

Entre os fiéis que lotavam todas as imediações da Igreja Matriz, dezenas vestiam marrom em sinal de devoção a São Francisco de Assis ou cumprindo o ritual de pagar promessas. Junto à multidão notava-se a presença de pessoas de todas as idades: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

O bispo diocesano de Picos dom Plínio destacou a participação da comunidade na Festa de São Francisco de Assis, que este ano abordou como tema: “Observas os mandamentos e viverás”.

“O povo escuta! o povo vive! Essa devoção vai passando de geração a geração. As crianças vêm os pais manifestando fortemente essa fé em São Francisco de Assis e ficam encantadas com isso. Estamos felizes e alegres, pois percebemos que a cada ano que passa aumenta o número de fiéis”, ressaltou dom Plínio.

Vestido de marrom, o estudante Denílson Araújo da Silva, 8 anos de idade, residente no bairro Boa Vista, em Picos, acompanhou atentamente a missa ao lado dos seus pais. Ele disse que tem devoção a São Francisco e estava na festa também para pagar uma promessa feita por sua avó.

Programação

A programação teve início na manhã de 25 de setembro com uma alvorada festiva. Todos os dias tinha Ofício de São Francisco de Assis ao meio-dia, reza do terço às 18h, novena/missa às 19h e em seguida a quermesse, sempre com a animação de artistas da terra.

Nesta sexta-feira, 04, a partir das 17h, missa de encerramento da festa na Igreja da Sagrada Família, no bairro Pedrinhas. Logo após a procissão luminosa com a imagem de São Francisco de Assis até a Igreja Matriz do bairro Junco, onde acontecerá o arreamento da bandeira.

Com informações do Jornal de Picos – José Maria Barros

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade