ad16
AutoPECASonline24.pt
GeralMonsenhor Hipólito

Festa do Vaqueiro cresce e vira tradição em Monsenhor Hipólito

Missa do Vaqueiro – Foto: Genilson Rodrigues

Evento realizado anualmente, a Festa do Vaqueiro de Monsenhor Hipólito já está na 5ª edição e vem proporcionado o resgate da cultura tradicional do município.

Em 2012, mais de 200 vaqueiros se inscreveram e participaram do evento que reúne participantes de Monsenhor Hipólito, Picos, Vila Nova do Piauí, Campo Grande, Francisco Santos, Santo Antonio de Lisboa, Padre Marcos e outras cidades da região.

Veja álbum de fotos

À frente do evento, Padre Miguel Feitosa, pároco da cidade, manifesta o seu desejo de que a Festa do Vaqueiro se torne um evento enraizado na cultura dos hipolitanos. “Esse ano a festa superou as minhas expectativas, porque devido à estiagem eu esperava um número menor de pessoas, mas me enganei. As pessoas gostam e participam”, observa.

De acordo com o sacerdote, o evento, realizado sempre nos dias 1º de maio, Dia do Trabalhador, é uma forma de unir aqueles que amam os animais e aproximá-los de Deus através da oração.

Igreja Matriz de Santana – Foto: Genilson Rodrigues

Os vaqueiros acordam cedo e logo nas primeiras horas do dia participam da alvorada, a programação conta ainda com cavalgada, café da manhã e distribuição de prêmios. Na edição desse ano uma atração especial foi a participação de Galego Aboiador, figura tradicional do mundo da vaqueirama.

Galego Aboiador

Aos 65 anos, o paraibano Galego lembra que a paixão pelo mundo dos vaqueiros começou cedo, ainda no início da juventude, aos 20 anos. De lá para cá dedicou a vida a canto aboiador e à paixão pelos animais, sendo aos poucos reconhecido pelo trabalho. Hoje Galego Aboiador é dos nomes mais tradicionais nos eventos do gênero.

Realizada com apoio da prefeitura do município, durante a festa também há distribuição de prêmios para os participantes.

Para o próximo ano a organização promete um evento ainda maior, com realização de corridas de cavalo e bolões de vaquejadas.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Quer falar a Redação? Comece aqui
Publicidade