ad16
DestaquesGeralTodas as Notícias

Filas em bancos persistem todos os dias durante a pandemia em Picos

Não é algo isolado. Em todas as agência bancárias da cidade a cena é corriqueira.

Desde o início da pandemia da Covid-19 é possível ver as filas quilométricas nas agência bancárias de Picos. Elas já eram um problema anterior à pandemia e agora com as medidas de enfrentamento elas só pioraram.

Na agência da Caixa Econômica Federal localizada no Centro de Picos, que gerencia o pagamento de financiamentos, FGTS e outros serviços do Governo, muitos usuários estavam na fila há horas no início da manhã de hoje(9) esperando o atendimento. Com a previsão do tempo para hoje na cidade na casa de 33ºC de máxima, o tempo promete esquentar.

Fila gigante na Caixa Econômica Federal em Picos – Foto: Sávio Magalhães – TV Clube

Não é algo isolado. Em todas as agência bancárias da cidade a cena é corriqueira. No Banco do Brasil, localizado também no centro da cidade, a cena é repetida durante todos os dias da semana.

Aglomerações de pessoas na agência do Banco do Brasil – Foto: Romário Mendes

Apesar das orientações e recomendações da FEBRABAN sobre o comportamento dos usuários para que em caso de urgência e necessidade, a população busque a rede de terminais de autoatendimento, alguns serviços básicos que poderiam ser resolvidos no terminal de atendimento ainda são resolvidos com a presença do funcionário. Tal comportamento do usuário pode ser por medo de ser enganado por um desconhecido ou simplesmente por não saber operar os terminais.

Lucratividade

Segundo dados da Consultoria Economomatica, o lucro total dos bancos em 2020 foi de R$ 61,6 bilhões. Não foram utilizadas informações de lucros recorrentes ou outros e sim os lucros contábeis, informou a consultoria.

O que diz a representante dos Bancos

Segundo a Fenabran, em caso de urgência e necessidade, os bancos sugerem que a população busque a rede de terminais de autoatendimento “Para proteger os clientes, foi intensificada a higienização desses terminais, seguindo a orientação de aperfeiçoar e intensificar os protocolos de higienização das instalações bancárias”, diz a nota.

A Febraban informa que em eventual alteração de horário nas agências, os clientes devem ser informados pelos canais de comunicação de cada banco. O setor se compromete a assegurar a prestação de serviços essenciais.
 
“Cumprindo orientação do Banco Central para enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia de coronavírus, os bancos deverão, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas”, informou a federação dos bancos. 

Fiscalização

Comissão do Procon de Picos e OAB
Comissão do Procon de Picos e OAB

Uma comissão integrada pela equipe do Procon de Picos, juntamente com membros da OAB, iniciaram a fiscalização e orientação de estabelecimentos comerciais e agências bancárias do município desde o dia 5 de março. A ação tem como objetivo apurar a real situação desses ambientes que têm aglomerações recorrentes.

Essa iniciativa é mais um reforço para garantir o cumprimento das medidas necessárias à prevenção e contenção da covid-19, que são impostas pelo Ministério da Saúde. “Nossa intenção é evitar possíveis aglomerações nesses locais, seja na composição de filas desordenadas ou com número expressivo de pessoas expostas”, disse o Presidente de Direitos do Consumidor da OAB, subseção de Picos, Mário Philipe.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.