ad16
DestaquesEducaçãoTodas as Notícias

Filho de agricultores de Acauã comemora 980 pontos na redação do Enem 2020

O aluno da rede pública foi um dos poucos que conseguiu nota elevada. No país, das 2,7 milhões de redações, somente 28 candidatos obtiveram nota 1.000 e cerca de 86 mil zeraram a redação.

João José de Souza Silva, de 18 anos, mora na zona rural do município de Acauã, na região de Picos, e foi um dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 que conseguiu superar as adversidades proporcionadas pela pandemia da Covid-19 e garantir uma boa nota na redação. As informações são do G1 Piauí.

O jovem, que é filho de agricultores, foi um dos alunos da rede pública de ensino do Piauí que alcançou mais de 900 pontos na redação, segundo o resultado divulgado na noite de segunda (29) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A nota máxima, 1.000, que já é difícil de ser alcançada normalmente, se tornou um desafio ainda maior em um ano marcado pela pandemia e pela suspensão das aulas presenciais para evitar a disseminação da Covid-19.

João José de Souza Silva, de 18 anos, filho de agricultores, que mora em Acauã, pontuou 980 pontos na redação do Enem 2020 — Foto: Divulgação/Seduc

Além disso, os estudantes tiveram que se adequar ao formato remoto, que, em alguns casos, houve dificuldades sociais e/ou técnicas, além de desmotivação por parte dos estudantes.

João contou que um dos pontos que contribuíram para que ele alcançasse o resultado foi praticar muito e participar de um grupo online onde estudantes discutiam redações e aprendiam uns com os outros, com auxílio de um professor.

“Sempre busquei ter boas notas. Me preparei focado na redação, utilizando o grupo de correção coletiva, que me ajudou bastante a conseguir este resultado. Eu tirava algumas horas para estudar em casa, principalmente, escrevendo as redações. Então a prática me ajudou bastante”, contou.

João pretende cursar matemática e será o primeiro membro da família a ingressar no ensino superior. Além dele, outros quatro alunos da rede pública de ensino do Piauí comemoraram o resultado de 980 pontos na redação

Ao G1, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) informou que não tem uma média de quantos alunos da rede conseguiram pontuar acima dos 900. A Seduc não tem acesso às notas e só toma conhecimento das notas através dos estudantes.

Lilian Dávila Soares Lopes, que mora em Juazeiro do Piauí, também pontuou 980 na redação do Enem 2020 — Foto: Divulgação/Seduc-PI

Outro exemplo de estudante da rede pública estadual que alcançou os 980 pontos foi Lilian Dávila Soares Lopes, que mora em Juazeiro do Piauí, a jovem pretende cursar fisioterapia e revelou que já esperava a pontuação obtida.

“Este resultado foi esperado, pois me dedico há muito tempo para absorver todo o conteúdo e às aulas nos fins de semana, que certamente agregaram muito aos estudantes que acompanharam e hoje conseguimos colher os frutos”, declarou.

Adjanira da Silva Leal, do município de Vila Nova do Piauí, que também alcançou os 980 pontos, também se preparou praticando a escrita. “Pratiquei bastante com diversos temas, aperfeiçoando-me cada vez mais”, explicou.

“Almejava uma boa nota, não esperava que fosse 980 pontos, mas, graças a Deus e à minha família, que sempre esteve ao meu lado, apoiando-me e incentivando, quando pensei em desistir em meio às adversidades. Estou muito feliz com este resultado e pretendo cursar engenharia civil”, completou Adjanira.

Adjanira da Silva aluna da rede estadual com nota 980 na redação — Foto: Arquivo pessoal

Nesta edição, que aconteceu nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro (digital), o tema da redação foi ‘O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira’.

O número de inscritos do Piauí no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi de 135.178 candidatos. Contudo, em parte por conta da pandemia, muitos candidatos não compareceram ao exame. No primeiro dia de prova, quase 50% dos inscritos faltou. O número foi ainda maior no segundo dia.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.