Fim da greve dos bancários continua indefinido
- A greve nacional dos bancários, iniciada em 18 de setembro, atinge 22 dias de paralisação com adesão superior a 10 mil agências no país, sendo 121 unidades afetadas especificamente no estado do Piauí.
- Representantes da categoria e a Fenaban retomaram as negociações nesta quinta-feira para discutir o reajuste salarial de 11,93% e a anistia dos dias parados, ponto que permanece como o principal impasse nas tratativas.
- A associação Proteste orienta que consumidores utilizem canais digitais, caixas eletrônicos ou casas lotéricas para evitar encargos por atraso, reforçando que serviços essenciais seguem operantes para minimizar os impactos do movimento grevista aos clientes.
Após 22 dias em greve e rejeitar duas propostas oferecidas, os bancários reuniram-se na manhã desta quinta-feira (10), juntamente com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) sob a coordenação da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) na tentativa de chegar a um acordo e encerrar a paralisação.
A negociação iniciada às 10h, foi suspensa e retomada após às 14h, pois ocorreu um impasse sobre os dias parados. Enquanto a Fenaban defende que os dias de greve sejam descontados, os representantes dos bancários pedem por anistia total.

Entenda o Caso
Iniciada em todo o país no dia 18 do mês de setembro, a greve dos agentes bancários dura 22 dias. Os servidores reivindicam reajuste salarial de 11,93%, além de reajustes no piso, auxílio refeição e 13º salário. Duas negociações foram realizadas, porém em nenhuma das duas as propostas que apresentavam um reajuste de 6,1% e 7,1%, respectivamente, foram recusadas.
O número de agências que aderiram ao movimento no Brasil ultrapassa as 10 mil. No Piauí, o número chegou a 121.
Em meio a greve nacional dos bancários, a Associação Brasileira de Defesa dos Consumidores (Proteste), enviou nota á imprensa para esclarecer que o consumidor deve buscar saídas para que não seja penalizado.
Para quem tem conta a pagar e não dispõe de cartão para uso nos caixas eletrônicos, pode recorrer às agências lotéricas e até lojas de departamentos que aceitam a quitação de diversas contas. Já o cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa. Quem movimenta a conta pela internet – nos sites dos bancos – ou nos caixas eletrônicos, não deve ser afetado pela paralisação, pois esses serviços devem continuar a funcionar normalmente.
Com informações do Jornal O Dia
O RiachãoNet está no WhatsApp!
Entre no grupo e acompanhe as notícias em tempo real.
