Geral

Firmino Filho (PSDB) é eleito o novo prefeito de Teresina com 51,54% dos votos

anuncio17 UNIFSA
Firmino Filho comemorando a vitória

O candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Firmino Filho, é o novo prefeito da capital com  212.741 votos, o que representa 51,54% dos votos válidos.

Vários militantes do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), estão concentrados no comitê de campanha do novo prefeito, localizado na Avenida Barão de Gurguéia, zona Sul de Teresina.

Em seu discurso de vitória, Firmino Filho agradeceu a todos que acreditaram em suas propostas e que não aceitaram a imposição dos poderosos. “Foi uma vitória do povo e construída pela população que é livre. Que quer uma sociedade mais justa e independente. Foi o povo que venceu”, disse.

O tucano chegou ao comitê acompanhado de assessores e lideranças políticas, como os deputados estaduais Luciano Nunes e Marden Menezes, ambos do PSDB. Ele ressaltou também que a campanha foi uma disputa entre Davi e Golias.

“Sou de Teresina e amo esse lugar. Foi uma vitória de Davi contra Golias. Por isso, é importante que nessa noite toda a população saiba que quem manda em Teresina não é o dinheiro, não é o blocão. Quem manda na cidade é o povo”, desabafou.

Um palco foi montado e caminhões carregados de freezers com cervejas e refrigerantes estão no local para receber a população que votou no tucano.

Derrota

Já o candidato do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Elmano Férrer, recebeu 200.062 votos, o que representa 48,46% dos votos válidos.

O TRE registrou a abstenção de 98.111 eleitores, o que representa 18,47% do eleitorado da capital.

Teresina possui 531.138 eleitores aptos a votar. Foram distribuídas em toda a capital 1.287 urnas eletrônicas. A votação no 2° turno encerrou às 17h deste domingo (28).

Conheça o prefeito eleito em Teresina

Firmino Filho – Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)

Firmino da Silveira Soares Filho nasceu em Teresina, capital do Piauí. Graduou-se em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e é mestre pela Universidade de Illinois, nos EUA. É funcionário concursado do Tribunal de Contas da União e professor concursado da Universidade Federal do Piauí.

Firmino Filho é casado com Lucy Farias de Carvalho Soares, com quem tem três filhos: Bárbara, Bruno e Cristina. Sua primeira experiência na política foi como diretor de cultura do Diretório Acadêmico da UFPE.

Secretário Municipal de Finanças de Teresina durante a terceira passagem de Wall Ferraz pela prefeitura (1993/1995) foi mantido no cargo por mais um ano durante a administração de Francisco Gerardo da Silva. Eleito presidente do diretório municipal do PSDB, renunciou ao seu posto na administração municipal em 1996 quando foi eleito prefeito de Teresina, sendo reeleito em primeiro turno no ano 2000.

Após deixar o cargo, candidatou-se a Governador do Piauí em 2006 pela Coligação “Piauí Daqui Pra Frente”. Em 2008, elegeu-se vereador. Assumiu a presidência da Fundação Municipal de Saúde e, em 2010, elegeu-se deputado estadual. Atualmente, Firmino é o atual presidente do diretório municipal do PSDB em Teresina e líder do partido na Assembléia Legislativa do Estado.

Autor: Jaqueliny Siqueira

 

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.