Visando facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde, a Fundação Municipal de Saúde, implantou ontem (09), às 18h, no Ambulatório do Trabalhador, o Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (PMAISH). Que tem como finalidade atender homens que estejam com problemas de disfunção erétil, prostatismo, ejaculação precoce e corrimento uretral.
Instituído por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, tem como referencia a portaria nº 1.944/2009, o qual garante assistência aos homens de 20 a 59 anos e o diagnostico precoce e a prevenção de doenças cardiovasculares, cânceres e outras.
Com o objetivo de promover e ampliar melhores condições a saúde do homem, a FMS disponibiliza uma equipe multiprofissional, formada por um urologista, cardiologista, psicólogo, nutricionista, dentista, enfermeiro e técnico de enfermagem para melhor atender aqueles que buscarem o serviço. Deste modo, serão ofertados também exames como: PAS, hemograma, glicemia, perfil lipídico, Exame Digito Prostático, mas conhecido como toque retal, peniscópia, além destes, será garantido à vasectomia e outros exames conforme a idade do homem.
A Gerente de Atenção Básica da FMS, Maria Eliane Martins, explica que o Programa Municipal de Atenção Integrada à Saúde do Homem (PMAISH) é direcionado ao público masculino gratuitamente, através das Equipes de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde.
“Devido o homem não ter o hábito de realizar consultas periódicas e viver sete anos menos que as mulheres, a FMS juntamente com PMAISH visa estimular a integração e participação dos homens em campanhas de prevenção de álcool e drogas. Além disso, pretendemos diagnosticar precocemente doenças de próstata e vasectomia, viabilizando um tratamento especifico para promoção da saúde do homem”, destaca Maria Eliane Martins.
Fonte: cidadeverde.com