Ícone do site PORTAL RIACHAONET – O Portal de notícias da macrorregião de Picos

Secretaria da Saúde de Fronteiras detecta 4 casos positivos de Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Fronteiras divulgou na manhã de hoje, nota de Esclarecimento onde confirmou quatro casos positivos de Covid-19 na cidade.

A nota diz que sete pessoas fizeram o teste rápido para detecção da Covid-19 e foram confirmadas 4 casos. Os testados positivamente estão assintomáticos (sem sintomas). Ainda segundo a nota, nenhuma das pessoas eram residentes da cidade.

Nota da Secretária Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Fronteiras/PI vem a público informar, com transparência e, que no dia de hoje 14/04/2020 foram notificados 04 (quatro) casos positivos de COVID 19.

As pessoas em questão não são moradores do nosso município, estando apenas de passagem, e por medida de precaução foi solicitado a sete pessoas, incluindo aqui fronteirenses, para que fossem realizados testes rápidos. As pessoas em questão aceitaram ser testadas, sendo que das mesmas 04 (quatro) testes tiveram resultado POSITIVO e três
tiveram resultado NEGATIVO.

As quatro pessoas que testaram positivo não se encontram mais em nosso município. Todos os contatos estão sendo monitorados e estão em isolamento domiciliar.

Importa esclarecer que todas estas pessoas estão assintomáticas e os testes foram realizado apenas como medida de precaução. Fato este que reforça a necessidade do isolamento social, pois cerca de 80% dos casos não apresentam sintomas e pelas orientações do Ministério da Saúde não são testados. Portanto esses casos só foram confirmados devido à medida de extrema cautela em testar pessoas assintomáticas que estiveram em área de transmissão.

A principal função desse tipo de testagem é identificar os casos e isolar casos e contatos, para evitar a propagação do vírus.

Reforçamos assim que mais do que nunca o isolamento social é a única forma de conter a propagação do vírus. Reforçamos também que serviços de saúde só devem ser frequentados em caso de real necessidade.

Que Deus nos proteja e nos guie neste momento.

Alexander Lucena Sampaio – Secretário Municipal de Saúde

Imagem do sepultamento em Fronteiras – Foto: Reprodução

Conforme informações colhidas, os casos positivos são de Fortaleza, Ceará, e estavam em Fronteiras visitando familiares e participando de um sepultamento de uma uma pessoa no cemitério da cidade de Fronteiras, realizado na terça-feira(13). O homem sepultado também morava em Fortaleza e faleceu de complicações de câncer.

Sair da versão mobile