ConcursosDestaquesGeral

Fundação Cesgranrio desmente suspeita de fraude em concurso

anuncio17 UNIFSA
Pacotes supostamente violados continha apenas lixo, diz Cesgranrio - Foto: RGemFoco

A Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso para técnico bancário da Caixa Econômica Federal, divulgou nessa quarta-feira (25), nota oficial em que tranquiliza os candidatos e nega as acusações de possíveis fraudes ou vazamento das provas, que teriam ocorrido no dia de aplicação das mesmas, no último domingo (22).

Três caixas com provas e com o gabarito do concurso foram encontradas por investigadores da 4ª Delegacia de Polícia (Guará/DF) em uma rua do Guará, Distrito Federal. Segundo o delegado Jefferson Lisboa, foram encontradas em um terreno baldio. Nas caixas havia o adesivo da Fundação Cesgranrio. Alguns envelopes ainda estavam com lacre.

A polícia suspeita de fraude no concurso da Caixa. Segundo o delegado, o caso no aspecto criminal será encaminhado para a PF do Distrito Federal. Também a Caixa será acionada, para verificar a situação do concurso. Segundo a Assessoria de Imprensa da Fundação Cesgranrio, não houve vazamento das provas e gabaritos do concurso para técnico bancário e que, por isso, não há motivos para a seleção ser anulada.

Em nota, a organizadora alega que inadvertidamente um funcionário acabou jogando no lixo, na madrugada de domingo para segunda-feira, portanto, após a aplicação dos exames. Ainda segundo a Cesgranrio, a orientação para todos os fiscais envolvidos na aplicação do exame era de que a sobra de provas (na verdade uma reserva técnica) fossem guardadas por um período de 40 dias, exatamente por motivo de segurança, e só depois desse prazo descartadas.

O juiz federal William Douglas acredita que a falha, aparentemente, não atrapalha o andamento do concurso e ainda não justifica uma anulação. No entanto, ressalta que se houve um erro, é preciso que haja uma investigação. “É necessário que se investigue o que está realmente acontecendo, para até mesmo tranquilizar os candidatos. Mas isso ainda não indica uma anulação do concurso. Mesmo com o erro, não necessariamente a prova será anulada, não é possível afirmar isso por enquanto”, afirmou. Ele ainda destacou que é preciso ter respeito a uma instituição do porte da Caixa, à Fundação Cesgranrio, que é uma organizadora reconhecida e, principalmente, aos candidatos. “Tudo deve ser feito com calma, e a falha deve ser examinada.”
Veja a íntegra da nota oficial da Fundação Cesgranrio:

“A Fundação Cesgranrio esclarece que o concurso da Caixa Econômica, cargo técnico bancário novo, realizado no último domingo, ocorreu sem qualquer problema, o que garante a lisura do exame.
As três caixas encontradas constituem lixo do concurso de domingo descartado inadvertidamente muito depois do encerramento do concurso por um auxiliar da fiscalização, contrariando determinação da Cesgranrio de serem guardadas durante 40 dias, para evitar suposições maliciosas como as que estão sendo divulgadas. Elas continham apenas provas soltas já utilizadas pelos candidatos no domingo; envelopes com provas em branco dos candidatos faltosos; ainda envelopes lacrados, correspondentes à reserva técnica; e também lacres utilizados, tudo sem qualquer valor acadêmico ou administrativo”.

Fonte: Folha Dirigida

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.