Sesapi transfere gerência do Hospital Regional de Picos para Fundação Hospitalar
- O governador Wellington Dias formalizou em 11 de maio a transferência da gestão de seis unidades hospitalares estaduais para a Fundação de Serviços Hospitalares, visando otimizar a administração e reduzir custos operacionais significativos.
- A nova estrutura administrativa, liderada por Pablo Santos, abrange hospitais estratégicos na capital e no interior, permitindo que a Secretaria de Estado da Saúde foque exclusivamente no planejamento e na execução de políticas públicas.
- A gestão da fundação será submetida a avaliações periódicas baseadas em metas qualitativas e quantitativas, estabelecendo um modelo de desempenho rigoroso que poderá ser expandido para outras unidades hospitalares do Piauí futuramente.
O governador Wellington Dias assinou, ontem (11), o contrato que transfere para a Fundação de Serviços Hospitalares, a administração de seis unidades de saúde situadas na capital e interior do Piauí. O Hospital Getúlio Vargas, Hospital Infantil Lucídio Portela, Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela, além dos hospitais de Picos, Piripiri e São Raimundo Nonato, foram os escolhidos para iniciar essa mudança no atual modelo, permitindo à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), uma dedicação maior à aplicação de políticas públicas de saúde.
“Não é simplesmente uma transferência de obrigações. Essa fundação será periodicamente avaliada, há metas qualitativas e quantitativas a serem atingidas, indicadores avaliados e, posteriormente, com o resultado da avaliação, a tendência é que descentralizemos outros hospitais”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A Fundação de Serviços Hospitalares é uma entidade com personalidade jurídica própria, voltada exclusivamente para administração hospitalar. Assinaram o contrato, além do governador, o presidente da Fundação Hospitalar do Piauí, Pablo Santos, e o secretário da Saúde, Florentino Neto. A mudança implica no alcance de metas de desempenho estabelecidas pela Sesapi. Dias ressaltou que a administração, por meio da fundação, implica em redução de custo.
“Pela legislação brasileira, uma fundação credenciada ao Ministério da Saúde tem uma redução nos encargos. Agora, o secretário Florentino pode cuidar de forma mais planejada de toda a política de saúde, enquanto Pablo Santos cuidará da rede hospitalar”, ponderou o governador.
Por Governo do Piauí
O RiachãoNet está no WhatsApp!
Entre no grupo e acompanhe as notícias em tempo real.
