GeminianoGeral

Geminiano é destaque nacional em gestão fiscal e investimentos

anuncio17 UNIFSA
Tony Borges
Tony Borges - Foto: JP Leal

Por João Paulo Leal

Um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Faneiro – Firjan, apontou o município de Geminiano, localizado no semi árido piauiense, entre os melhores resultados do Brasil em gestão fiscal e investimentos.

No Piauí Geminiano ficou entre os 10 melhores, alcançando a segunda posição no Índice Firjan, atrás apenas do município de Curralinhos e bem a frente da capital Teresina, que ficou em 10º lugar.

Os municípios mais populosos do interior, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano, não estão entre os 10 melhores do Piauí em termos de gestão fiscal e investimentos, conforme o levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, com base no ano de 2010.

A consulta à relação de todos os municípios brasileiros com melhor e pior desempenho no Índice Firjan Edição 2012, ano base 2010, pode ser feita através do site: http://www.firjan.org.br/IFGF/.

De acordo com o prefeito de Geminiano, Tony Borges, os bons resultados alcançados por seu município, conquistando posição de destaque no âmbito estadual e boa classificação a nível nacional, devem-se a um esforço permanente da administração municipal com o objetivo de realizar uma gestão equilibrada com investimentos nos setores mais importantes, como Saúde, Educação, abastecimento de água, dentre outros.

ÍNDICE FIRJAN

Para contribuir com uma gestão pública eficiente e democrática, o Sistema FIRJAN desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF). Uma ferramenta que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios.

Composto por cinco indicadores: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, o índice tem como base de dados as estatísticas oficiais disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, constituídas por informações orçamentárias e patrimoniais prestadas pelos próprios municípios.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.