ad16
GeminianoMunicípiosTodas as Notícias

Geminiano: Escola Estadual Pedro Evangelista Caminha lança livro “O Corujinha”

Projeto nasceu a partir da ideia do professor de Filosofia e mestrando, Ricardo de Moura

O projeto escolar “O Corujinha”, jornal desenvolvido na Escola Estadual Pedro Evangelista Caminha, da cidade de Geminiano-PI, nasceu a partir da ideia do professor de Filosofia e mestrando, Ricardo de Moura, de juntar o ensino e aprendizagem de forma que despertasse a atenção e o interesse dos alunos.

O professor sentiu a necessidade de aprofundar os assuntos da Filosofia e da Sociologia de modo que os estudantes pudessem debatê-los além dos 40 minutos semanais dentro de sala de aula. “Inicialmente nós tínhamos entre quatro a cinco páginas nas primeiras edições. A prévia começou em dezembro de 2017 e a partir daí os alunos pensaram o nome do jornal que foi chamado de “Corujinha” e em fevereiro de 2018 lançamos nossa primeira edição”, comenta professor Ricardo Moura.

Ricardo relata que depois das primeiras edições os alunos tomaram gosto pelo projeto e assim o jornal acadêmico começou a dispor de uma equipe própria com dez alunos voluntários envolvidos, que fazem a função de repórter, produtor, design, fotógrafo, cronista e caricaturista, relatando histórias de suas comunidades, se tornando um projeto interdisciplinar.

“Agora nós trazemos a história de Geminiano, da experiência das comunidades, junto de crônicas e poesias de seus avós e familiares” diz o prof. Ricardo Moura.

Apesar da escola ser de responsabilidade do Estado, o jornal tem o apoio incondicional da Prefeitura de Geminiano, que direcionou uma verba para a impressão dos exemplares.

Na edição 2019 do Salão de Livros do Vale do Guaribas, os alunos foram convidados a ministrar palestra sobre essa vivência e ainda lançaram um livro com os principais textos de todas as edições do jornal escrito por eles. Na última quarta-feira (25), os estudantes, direção da escola e professores, estiveram na Câmara Municipal de Vereadores de Geminiano mostrando aos parlamentares o jornal escolar e o livro recém-lançado.

Ascom

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar
Publicidade