A Prefeitura de Geminiano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira, 30 de abril, a 9ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “A prevenção como estratégia de qualidade de vida”, e a 1ª Conferência Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.
O evento, realizado no Auditório da Educação, reuniu representantes da gestão municipal, profissionais da saúde e da sociedade civil.
Dentre os presentes, participaram do momento o prefeito de Geminiano, Jaillson Campos; a primeira-dama e secretária de Educação, Auridete Araújo; a secretária de Saúde, Mazé Campos; a Secretária de Assistência Social, Daniele Gonçalves; o secretário de Finanças, André Feitosa; o secretário de Planejamento, Etevaldo Moura; o secretário de Esporte, Antônio José; o secretário de Cultura, Paulo Sumar; o secretário de Agricultura, Edmundo Sousa; o presidente da Câmara, Milton Vieira, e outros vereadores; e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lia Moura.
Antes das plenárias temáticas, os participantes acompanharam a palestra ministrada por Laís Leudy de Sousa, enfermeira, especialista em gestão pública e informática em saúde, e diretora administrativa da Solucionar Assessoria em Saúde. A palestrante abordou a importância da prevenção como ferramenta de qualidade de vida e destacou a saúde do trabalhador como um direito humano fundamental.
Em entrevista, o prefeito de Geminiano, Jaillson Campos, ressaltou a importância do evento para a valorização dos profissionais e o fortalecimento da rede municipal de saúde.
“Estou participando aqui com muita alegria da 1ª Conferência da Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras do nosso Geminiano, uma conferência que traz aqui uma proposta inovadora de se preocupar com os profissionais da área da saúde, como de um todo do nosso município. Parabenizo a secretária de Saúde por buscar melhorias, qualificação, o melhor para atender o nosso povo, pois é o nosso maior objetivo”, afirmou.
A secretária de Saúde avaliou a conferência como um momento marcante para o município.
“É um momento ímpar para Geminiano, porque nunca aconteceu um evento voltado para o trabalhador. A expectativa é de fazer tratativas para melhor apoiar o povo geminianense em busca de melhorias na área da saúde”, destacou.
As discussões em grupo abordaram os eixos temáticos das conferências, contribuindo com propostas que serão levadas às etapas estaduais e, futuramente, à Conferência Nacional.
Veja fotos: