ad16
Geminiano

Geminiano recebe multidão no tradicional 7 de setembro

Por João Paulo Leal

Da Redação

                                                                                                        

O tradicional Desfile Cívico de Geminiano, em comemoração à Independência do Brasil, este ano superou as expectativas, batendo recorde de público com a presença de mais de 10 mil pessoas que lotaram as ruas da cidade, nas imediações do Mercado Público Severo Eulálio, para prestigiarem o desfile e em seguida show com vários artistas da região e a dupla Sirano & Sirino, de Fortaleza (CE).

Organizado pela Prefeitura, através das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, o desfile este ano teve como tema principal a preservação do meio ambiente, apelando também para o uso sustentável dos recursos naturais. Em clima de civismo e patriotismo, autoridades, estudantes, professores, motoqueiros, trabalhadores rurais e líderes comunitários, vaqueiros e o povo em geral participaram e presenciaram mais este desfile cívico que, tal como em anos anteriores, foi impecável.

INDEPENDÊNCIA OU MORTE

No dia 07 de setembro de 1822, há exatamente 189 anos, o Imperador do Brasil D. Pedro I, uniu-se ao sentimento e aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade do povo brasileiro, que não mais aceitava ser submisso ao governo de Portugal e, num gesto patriótico da maior grandeza, às margens do riacho Ipiranga, na antiga província de São Paulo, proclamou a Independência do Brasil.

O prefeito de Geminiano, Tony Borges, entende que o patriotismo precisa se manter vivo em cada brasileiro e, como gestor de um recém emancipado município, localizado interior do Piauí, está fazendo sua parte no sentido de que esse sentimento prevaleça. “Ao anunciar ‘Independência ou Morte!’, ele (D. Pedro I) fez ecoar aos quatro cantos do Brasil o grito que estava preso na garganta de todos os brasileiros, ficando portanto proclamada a nossa Independência” – destacou, lembrando ainda a importante participação do povo piauiense nessa conquista. “Mas a Independência do Brasil só ficou efetivamente consolidada posteriormente com a Batalha do Jenipapo, onde muitos piauienses derramaram seu sangue pela nossa liberdade” – comentou.

SHOWS

Após o desfile, foram iniciados os shows com artistas da região, onde subiram no palco a Banda Sexto Sentido, os cantores Beto Sousa e Paulinho Henrique e ainda Edy & Forró Sacana. Para encerrar, a multidão presente foi ao delírio quando o prefeito Tony Borges anunciou a dupla Sirano & Sirino, que cantou por mais de duas horas os sucessos da carreira. Os “Dois cabras desmantelados” também fizeram uma homenagem ao prefeito que, assim como eles, é fã de Luiz Gonzaga e juntos cantaram alguns sucessos do rei do baião.

 

A grande festa cívica e popular registrou um público estimado em mais de 10 mil pessoas, oriundas da cidade e do interior de Geminiano e também de outros municípios, como Picos, Itainópolis, Vera Mendes, Jaicós, Patos, Sussuapara, Bocaina, Santo Antônio de Lisboa, São José, Paquetá, Santana, Massapê, Aroeiras do Itain, Campo Grande, Monsenhor Hipólito, dentre outras.

Botão Voltar ao topo
Quer falar a Redação? Comece aqui

Adblock detectado

Você está usando um bloqueador de anúncios.
Publicidade