ad16
GeralTodas as Notícias

Gestores de Picos e região recebem treinamento do TCE sobre IEGM

Por Júnior Oliveira 

Nessa sexta-feira, 23 de março, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), realizou, o primeiro treinamento sobre Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), na Câmara Municipal de Picos.

O curso sobre IEGM foi realizado por meio da Escola de Gestão e Controle (EGC) e ministrado pelas auditoras de Controle Externo, Lucine Batista e Sandra Maria Saraiva, do TCE-PI. O evento reuniu prefeitos, secretários, assessores municipais, técnicos vereadores de municípios da macrorregião de Picos.

Treinamento do TCE sobre IEGM- Foto: Júnior Oliveira

O prefeito Padre Walmir Lima deu as boas vindas ao público presente e lembrou que quando via a visita do TCE imaginava que era simplesmente algo que vinha para punir e fiscalizar, no sentido negativo da palavra. Porém, hoje está acostumado e até quer que o TCE venha mais vezes, para que os gestores não venham a ser punidos por um erro cometido pelo não conhecimento. “A gente precisa estar buscando o conhecimento a todo estante e reconhecer os nossos erros. O TCE pra nós é um meio de instrução e não de fiscalização”, disse.

O gestor informou que recebeu o questionário do TCE na semana passada e em uma reunião que teve com os secretários já encaminhou por e-mail o questionário para os secretários, pedindo para que eles já fossem olhando e começando a encaminhar as respostas.

“Nós temos um prazo, não só pelo prazo, mas porque queremos sim estar sendo avaliado e sabemos que é pela avaliação que nós podemos melhorar. Hoje os secretários estão aqui para serem instruídos da melhor maneira possível e vão poder responder os questionários, após responder serão enviados onde esperamos um retorno dessa avaliação para melhorar o desenvolvimento do município”, finalizou o prefeito.

O conselheiro Kléber Eulálio enfatizou que essa é uma nova sistemática de fiscalização, onde os municípios terão que responder ao questionário que conta com mais de 200 questões, envolvendo diferentes aspectos da administração municipal.

“É uma forma de avaliar a efetividade, onde nós avaliamos o índice da gestão. Então é mais um mecanismo de avaliação da gestão, que serve para o Tribunal avaliar e também o próprio gestor fazer uma alta avaliação na busca de atingir esse objetivo que é prestar um bom serviço para a comunidade”, disse o conselheiro. Finalizou afirmando que os municípios receberam agora o questionário e terão até o dia 30 de abril para apresentar esses dados.

Conselheiro Kleber Eulálio -Foto: Júnior Oliveira

Tags
LER MATÉRIA COMPLETA

Leia Também